SOA S04E10: A ferver!!!!

E a brincar já estamos a caminho do 11º episódio da quarta temporada de Sons Of Anarchy. A temporada tem decorrido a um belo ritmo e a trama vem a aquecer de episódio para episódio e neste décimo capítulo começou mesmo a ferver.

Estava à espera que fosse tão intenso como foi mas fui surpreendido pela forma como tudo decorreu. Clay entrou uma espiral destrutiva que dificilmente conseguirá escapar impune, Sem rodeios, não estou a conseguir visualizar esta temporada acabar sem que Clay tenha um final trágico. Depois de Piney, agora Tara. Mas a ida de Jax a acompanhar a sua old lady atrapalhou os planos do Presidente dos Sons que tentou anular o "trabalho" mas, como era expectável, não foi possível. Romeu também não ajudou e mostrou que pretende "jogar" com os Sons mais do que o previsto. Tara não morreu mas ficou ferida gravemente e com a sua carreira de médica em risco. O fardo de culpa que Jax carrega não para de crescer e o desejo de vingança leva o grupo a contactar Leroy para saber como chegar aos Lobos, o gangue que pensam ser a origem do ataque a Tara. Não percebi porque é que Alvarez acompanhou os Sons nesta visita que acabou com uma morte para os Mayans e outra para os Niners.

Com Clay totalmente perdido assistimos a uma cena brutal entre ele e Gemma. Uma cena que nunca pensei ver, pelo menos tão cedo, mas que toda a trama levou, de forma sublime, a este confronto. Gemma e Clay numa cena de pancadaria. Gemma não conseguirá esconder as marcas do confronto e será mais uma situação com a qual Jax terá que lidar. Não vai correr nada bem. E Gemma deixou bem claro qual o seu desejo para o futuro de Clay.

Juice continua com o seu dilema mas algo me diz que o Xerife o irá ajudar.

O próximo episódio será um especial de 90 minutos onde muita coisa se irá passar. Se Sons conseguir manter este ritmo até final da temporada estaremos perante a melhor série do ano?

12 comentários:

  1. Foi um grande episódio. Grande...
    Nunca pensei que depois da Gemma ter dito ao Clay "you know i love you babe" a semana passada, acontecesse o que aconteceu neste. Nunca.

    Se nunca senti empatia pelo Clay e se só tive pena pelos problemas das mãos, hoje só peço ao Kurt que escreva que o Clay fique com dores... muitas dores, tantas dores ou mais que a Tara tem... Odeio-o de morte!
    Ou melhor... odeio todos os homens que usam as mulheres para atingirem os seus inimigos. Clay mostra a sua fraqueza ao tentar atingir os mais fracos em vez de enfrentar o problema em si.

    Espero que Tig tenha um papel decisivo num futuro próximo e enfrente Clay. Acima de tudo ele e Gemma sempre foram muito unidos.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro o Clay, acho que ele comanda o clube com mão de ferro porque simplesmente é assim que tem que ser, não funcionaria de outra forma. Mas seu erro foi tomar a decisão de garantir a sua "aposentadoria" a qualquer custo. Todas as merdas que ele fez estão se acumulando e chegando no limite do quanto se pode tolerar.

    Opie e Jax perderam pessoas importantes em suas vidas por causa do Clay. Alguém vê alguma alternativa a não ser a sua morte?

    Não duvido que Kurt Sutter tenha coragem de eliminar o personagem (alguém aí lembra de "The Shield", onde um personagem principal morre em uma cena histórica?) e até gostaria que isso acontecesse. Seria interessante ver o que aconteceria com o clube sob o comando de Jax e Opie.

    Parabéns ao SOA Portugal, vocês são demais, espero que continuem com o trabalho incrível que vocês fazem. Valeu!

    ResponderEliminar
  3. Antes de tudo a notícia que já todos devem saber, mas aqui fica:

    As you may have heard already, the 'Sons of Anarchy' season is going to be extended by one episode. It will consist of 14 episodes instead of the usual 13. The season finale will air Dec. 6.

    :D

    Quanto ao episódio:
    Este foi, na minha opinião um dos melhores episódios de sempre de Sons of Anarchy. E não é favor nenhum o que estou a dizer, porque eu já vi grandes episódios desta série, intensos e dramáticos, mas nenhum tão forte como este pois houve um envolvimento emocional muito grande entre os membros do "triângulo dourado" de personagens desta série: Gemma, Clay e Jax.

    Eu confesso que estou muito dividido em relação ao Clay... uma parte de mim odeia o personagem e é claro que não aprovo os seus métodos, a sua forma de resolver as coisas, a frieza de sentimentos e o mau carácter etc, mas a outra parte de mim adora o actor Ron Pearlman, que dá vida e carisma a um personagem odioso e que, se morrer, vai tirar metade da graça à série. Sinceramente eu acho que o Kurt já traçou o destino trágico do personagem (depois deste episódio, não há outro cenário possível), mas vai ser com muita pena minha que vejo a série perder um actor deste calibre.
    Ele diz que tem material para 7 temporadas. Logo se vê o que vai suceder se o Clay morrer.

    Uma palavra final para a Tara. Foi tantas e tantas vezes criticada que chegou a altura de dizer que a "mosquinha morta" faz parte do passado. Temo pelo futuro dela... não sei se o Kurt não vai cair na tentação de a eliminar também... é que no promo do 4x11 já aparece a mãe do Abel (a minha querida e saudosa Adriana de Sopranos!). Estará aqui o Kurt a "preparar o terreno"?

    Bom texto, Pedro. Uma vez mais ;)

    ResponderEliminar
  4. Ai a Drea de Matteo...☺☺☺

    Já o disse antes, mas repito: a grande força desta temporada é que a trama, a sequência de acontecimentos, tem lógica, faz sentido. Impecável.

    ResponderEliminar
  5. Já comentei isto com o João Bizzaro... há uma frase dita pela Gemma ao Unser sobre o Clay que não me sai da cabeça:

    "He's gonna die by the hand of a son"

    Aqui a palavra "son" poderá ter um duplo sentido? Ou seja, será "son = 1 membro de samcro" ou "son = 1 filho"...?

    É que a possibilidade que alguém aqui deixou num comentário sobre o 4x09 dizendo que o Jax poderia ser filho do Clay, deixou-me pensativo... será possível? É um disparate?

    Seria irónico, não?

    ResponderEliminar
  6. Foi animal esse episódio com certeza melhor série. e concordo com voce patxi gostaria que o tig tivesse um importante papel no meio dessa situação com clay

    ResponderEliminar
  7. O mais provável é que quem mata o clay será opie (a son)

    ResponderEliminar
  8. Um Son ou um son? Interessante...

    A possível morte de Tara pode servir para ligar Jax ao clube novamente. Pode ser por aí que Sutter pegue. Mas será uma temporada muito trágica: Piney, Tara, Clay, quiçá Juice, fora os prospects que já foram à vida..☺

    ResponderEliminar
  9. Aqui a Je... a mulher que um dia chamou a Tara de um pãozinho sem sal, sem queijo e sem couratos neste momento está a tirar por ela.
    Se no passado achava que ela estava a mais na história, agora acho que ela é mesmo o que o clube precisava. Do lado dela estavam Piney e de um certo modo Opie e Gemma.
    Sinceramente não gostava de a ver morrer.

    Esta season de tão intensa que tem sido fez com que visse a personagem da Tara a ser uma mulher de alguma fibra.

    ResponderEliminar
  10. Já não sei onde vi, que alguem arranjou subtitles originais ou qualquer coisa assim que dizia mesmo "A Son" e não "a son", o que implica que será um membro do clube.. mas de qualquer maneira, será 7 cães a um osso, porque a medida que as coisas se souberem todagente lhe vai querer fazer a folha..

    Opie, Jax, Unser.. u name it

    ResponderEliminar
  11. o opie é dos sons que mais sofre, matam-lhe a mulher por 'engano', matam-lhe o pai, e nao tem sorte com o 2º casamento. E tudo, ou quase tudo tem mão do clay, epá sinceramente espero que seja o opie a pôr fim a isto, mas como isto é imprevisível acho que quem vai matar o clay vai ser o cartel ou a tara. Grande série !!

    ResponderEliminar
  12. Acho que a Tara já não precisa de morrer para o Jax "voltar" ao clube. Isto depois da conversa que eles tiveram no hospital.
    E mais, quando (e se) se descobrir que foi o Clay que a mandou matar ela é capaz de revelar algum do conteúdo das cartas do John.

    Em relação ao episódio só tenho uma dúvida: porque é que o Jax não suspeitou que os raptores da Tara lhe apontassem uma arma e não disparassem?!? Se fossem do cartel Lobo Sonora tinham arrumado com ele, não?

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs