SOA S04E12: Perdidos

Perdidos é o nome dado em Portugal à melhor série de todos os tempos, Lost, que entre muitos marcos que deixou, um muito forte eram os seus finais de episódios que nos deixavam pregados ao sofá/cadeira e que nos faziam dizer uns palavrões bem fortes por termos que esperar uma semana até chegar o próximo episódio. O final do 12º episódio da quarta temporada de Sons Of Anarchy trouxe de volta esse sentimento que Lost me dava. E isso é sinal de qualidade, muita qualidade.

Estará o clube igualmente perdido? Tudo aponta para que sim. Mas antes de irmos ao final explosivo a parte que não percebi: fez-me confusão a mudança de atitude em Gemma. É verdade que ela sempre defendeu Clay mas nos últimos dois episódios deixou bem claro que ele tinha ultrapassado os limites e que tinha que ser parado. Foi clara quando disse que tinha que cair pela mão de um Son. Agora muda totalmente de comportamento e avisa Clay que Oppie o quer matar. Faz-me confusão porque não aconteceu nada, pelo menos que eu tenha entendido dessa forma, para que ela mudasse de comportamento. Pelo meio Bobby é apanhado na "chibaria" de Otto que deixa bem claro os motivos de trair o clube, sempre fez o que foi preciso para proteger o clube dentro da prisão e na única coisa que pediu, o clube falhou. É sempre duro ver alguém trair o clube, principalmente alguém tão dedicado como Otto sempre foi. Vou acreditar que esta história ainda fará correr alguma tinta. Os irlandeses desconfiados mas aceitam negociar com os mexicanos que pretendem concluir o processo "Tara" quando ela sair do hospital. Os nossos Sons mataram saudades de uma bela cena de pancadaria numa "fábrica de bebés" que trouxe duras recordações a Jax que ganhou nova dor de cabeça ao confrontar Wendy por causa de Abel.

O que Jax definitivamente não esperava era que Oppie lhe apontasse uma arma à cabeça. O grandalhão está destroçado, depois da mulher Donna agora perdeu o pai pelas mãos de Clay e a hora é de vingança. E nem o seu melhor amigo escapa pois Oppie não teve problema em lhe apontar a arma perguntado se ele sabia alguma coisa. Jax quer resolver o assunto dentro do clube mas Oppie não está para isso porque, diz ele, o clube está perdido. E é aqui que dou os parabéns a Kurt Sutter e aos argumentistas do episódio, não houve engonhanço, não houve acontecimentos típicos de uma qualquer novela da TVI que impedem a chegada de Oppie ao clube. Nada. Oppie vai directo ao clube, Jax atrás dele, Clay à espera na "church", muita tensão no ar. Oppie irrompe pela sala e aponta a arma a Clay, Jax entra e aponta a arma a Oppie, "não me faças matar-te" diz Jax. Oppie olha para ele e...bang bang. Clay cai baleado e entra o Reaper. E agora esperar uma semana pelo que aí vem.

Irá Clay mesmo morrer? Irá Tara safar-se dos mexicanos? Bobby e Juice presos com Potter com tudo para atacar a reunião entre irlandeses e mexicanos. Terá Otto alguma na manga? Como os Sons reagirão à situação de Opie/Clay? Tantas dúvidas para serem respondidas em apenas dois episódios...

19 comentários:

  1. A frase do Oppie para o Jax: "What table? You're out" foi a que mais marcou este episódio para mim.

    Comentarei mais tarde.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a Gemma teve uma atitude à Judas, por causa do beijo, o 'I Love You' e o aviso.
    Apesar de ela contrariar-se quando diz a Tara que tem 20 anos de vida no clube.

    Emocionei-me e não foi pouco quando vi o Oppie na cama da Donna. E adorei, adorei a frieza dele depois de ter mandado o casaco do pai para o crematório. Para mim, a imagem do episódio é essa: o casaco a arder.

    Comentário à gaja: o Oppie anda sempre de gorro e no episódio de ontem andou com o cabelo solto. Para mostrar os cabelos ao vento ao ir ter com o Clay e dar um ar romântico à coisa? :)

    ResponderEliminar
  3. Patxi, para além de estar com os cabelos ao vento, ainda escolheram um som excelente para o momento. Na altura pensei que era John Butler Trio, mas ... afinal não, mais um grande guitarrista para seguir com atenção =) .

    Quanto ao epí... também estranhei a mudança de atitude da Gemma, principalmente na conversa que teve com o Unser. Mas depois aquele "beijo de despedida" com o Clay... muito bom.

    O panico da Tara quando abriu os olhos e estava la o Clay? Nice!

    Vamos la ver o que acontece... ha por ai foruns a dizer que o Clay tinha colete anti-balas.. mas duvido.

    ResponderEliminar
  4. Pode ter colete e até acredito nisso mas que os tiros fizeram sangue lá isso fizeram...☺

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o clay morreu
    vejam voces nos 4 segundos do teaser do e13p1
    ele está com os olhos fechados, e o unser não está com cara de "Oh meu deus, preciso fazer algo rápido para salva-lo"
    Entretanto, unser não quer salvar Clay hehe

    A duvida agora é como Jax, assumindo a presidencia, irá resolver a questão com os Mexicanos, uma vez que ele sempre foi contra... Acho que a possivel retaliação dos mexicanos é concluindo o assassinato de Tara

    ResponderEliminar
  6. Sangue e do bom.
    já não me lembrava de ter ficado parada a olhar para a TV do modo que fiquei. Bem, pronto, talvez em Lost tal como, Pedro, mencionaste e bem no ínicio deste post fantástico.

    ResponderEliminar
  7. E outra, porque aos 18s Tig está chorando nos ombros de Gemma? O que pode ter acontecido?!

    ResponderEliminar
  8. Sangue sim, veja com atenção lado esquerdo da parede, respingos de sangue. Na hora também pensei em colete.

    Agora pelo resumo do 13º sabemos que JT voltou para: resgatar seu clube à maneira que concebeu nas cartas. Potter = JT

    ResponderEliminar
  9. " Potter = JT"

    Em sentido figurado não? JT a ser vivo tinha a idade, mais ou menos, de Clay. Pode não estar morto mas apenas ferido e Tig estar a "chorar" pela possível perda de um grande amigo. Neste momento tudo é possível e, felizmente, o preview do próximo ep, nada elucida.

    ResponderEliminar
  10. Veja o Preview (13) em 0:18 segundos... foto nas mão de Gemma

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao Porter, mais alguém reparou no olhar dele de preocupado, magoado e de empatia com o Otto quando este assinava o 'acordo'?

    ResponderEliminar
  12. Patxi, noto é que Potter não tem a confiança habitual que demonstra, por exemplo quando estava com o Xerife e com o Mayor, quando está perto de Otto... ☺

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que vocês percebem o que escrevo.
    Porque quis dizer campa e escrevi cama, e quis dizer Potter e escrevi Porter.

    Isto de tentar ser multi-tasking dá asneira. ;)

    ResponderEliminar
  14. Ford Fairlane, adoraria ver o Chris Cornell a ter um papel na série. :)
    *suspiro*

    ResponderEliminar
  15. A última vez que vimos o Opie neste estado alterado, com sede de vingança, foi no 2x01 quando ele apanhou (juntamente com o Jax, o Tig e o Chibs) aquele Mayan e o confrontou com a morte de Donna. Na altura ele foi muito mais violento, pois estourou-lhe os miolos e ainda pegou numa faca e rasgou o peito do desgraçado desenhando o "A" de Anarquia... bem sei que desta vez tinha a arma do Jax apontada a ele e o nível de tensão não se compara, mas não acham que o Opie foi um pouco soft ao atirar apenas para o peito/abdómen do Clay, que estava imóvel na cadeira?
    Foi violento o suficiente?
    Ou foi apenas "suficiente" para o Clay sobreviver aos tiros do Opie (com um claro propósito do Kurt de poupar a personagem Clay)???

    ResponderEliminar
  16. POR AMOR DE DEUS PAREM LÁ COM OS SPOILERS

    ResponderEliminar
  17. Agora que já vi o episódio novamente como deve ser (a sofreguidão é tanta que vejo na loja a correr e depois domingo é que vejo tudo com detalhes)penso que a Gemma não deu o beijo do Judas. Se não tivesse avisado Clay que Opie sabia era o beijo de Judas, assim foi avisá-lo e por isso acho que clay estava com colete, não morreu. E não faria muito sentido. Clay terá de morrer por decisão dos irmãos do clube e não por uma sede de vingança de um membro.
    Sinceramente acho que Jax cada vez mais está mais longe de ir embora com a familia...

    ResponderEliminar
  18. Bom dia aqui do Brasil para todos..
    Clay tem que ter morrido..miserável..
    Para mim é a melhor série (junto com a finalizada The Shield) de todos os tempos.
    Parabéns ao pessoal do Blog...
    Fantástico.
    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos aqui do Brasil!! pessoal olhem no teaser do ep 13. Clay esta caido eo Unser está ao lado dele, como ja foi mensionado acima. Mas, Clay está caido ao que parece no chão da oficina e não na sala de runiões do clube. Parece que no ep 13 Gemma vai entregar as cartas pra o Jax. O clube vai cair na mãos da policia isso é certo, Otto entregou os cabeças começando por Boby que vai, pelo que vi assumir o lugar dele na série como o contado atras dos muros. Era isso pessoal. abração!!!

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs