Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura Biker. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura Biker. Mostrar todas as mensagens

Cultura Biker - A estrutura



As culturas bikers sempre me fascinaram. Aquilo que está lá mas não está à vista de todos. Talvez seja por isso que gosto tanto dos SOA. Sei bem que é ficção. Como seria lógico perceber pela trama. Mas é uma série que se tenta aproximar da vida biker, como se prova com a constante participação de Sonny Barger na série.( Sonny retratou um dos "primeiros nove", membros fundadores do SOA, chamado Lenny Janowitz "Lenny a Pimp").

Este artigo (para além de  manter o blog activo) é apenas um resumo daquilo que “estudei” e fui sabendo destes grupos MC e que o grupo MC da série também explora. Gosto de estar a ver a série e reparar nestes detalhes que não foram deixados para trás, mesmo sendo um enredo ficcional.

 Os membros activos de um MC (membership compromise) são chamados de full colors.

No topo das costas do colete está o nome do clube, e no fundo é a localização (país). No caso do SOA está a cidade.  O centro é o símbolo do clube, e o quadrado pequeno é o MC (Motorcycle Club). Alguns clubes têm o copyright do nome e logótipo.



Quando alguém quer fazer parte do grupo começa por ser trazido ao clube house por um dos elementos como convidado, depois se encaixa e não há objecções passa a "prospect". Os "prospects" que se queiram juntar passam por uma fase de avaliação, que no mínimo serão 2 anos, um ano que só têm direito em usar o pais e depois vão ganhando direito ao tripartido durante esse tempo de "estágio".Há elementos que cumprem os anos de prospects e no final não chegam a ser admitidos.
Este tipo de grupo não se considera "secreto" nem "maçónico" mas  mantém as questões do clube dentro do clube. Ou seja, não falam nada do clube com não membros. 



Há um presidente eleito. Há um vice presidente cuja única finalidade é apenas substituir o presidente na ausência deste, um tesoureiro, um road captain que é o responsável pelo grupo na estrada, se ele se engana no mapa o grupo vai todo atrás dele. Na estrada o road captain vai à frente , o presidente a seguir, depois os "full colors" por ordem de antiguidade, atrás os prospects e a fechar a coluna, o sargent at arms. O sargent at arms é o responsável pela segurança dentro do grupo e pela segurança do grupo em geral. Se há um problema entre dois membros ele resolve-o. Consideram-se uma irmandade e tratam-se como "irmãos". 



Curiosamente na série este alinhamento nem sempre é cumprido. Vimos sempre primeiro o Presidente, o road captain e depois o resto do alinhamento.

Na estrada andam em formação, não há ultrapassagens, mas também não há razão para ultrapassar. Se um membro falta, o seu lugar é preenchido, mas quando volta, o lugar está lá à sua espera.



Outra grande característica destes grupos é o símbolo 1%. O significado de 1% está muito bem descrito no livro do Hunter S. Thompson. Nos anos 60 os media publicaram um artigo em que a A.M.A. (associação americana dos motociclistas, o equivalente à  federação nacional de motociclismo) referia aproximadamente 1% dos utilizadores de mota como sendo indivíduos que davam uma má imagem (delinquência envolvidos em crimes e droga) dos restantes motociclistas. Assim os media rotularam as pessoas que assumiam determinadas características:  Harleys, cabelo comprido, tatuagens, etc. como “1% er”. este símbolo é muito importante no seio destes grupos e é levado extremamente a sério. Nenhum motociclista que não seja reconhecido como sendo um membro 1% jamais o poderá usar no colete. 

E é neste sentido que entendo a razão principal de nenhum membro da série SOA tenha no seu colete o símbolo. Por desconhecimento do autor da série está fora de questão por isso, presumo que seja por respeito ao que o próprio símbolo representa. Série de ficção que coincide com algumas realidades mas não tanto. 

Guerra à vista


Por causa do documentário que Kurt Sutter está a fazer (e que já foi falado aqui), Kurt Sutter terá dito  sobre um dos MC documentados nesse programa: "Watched Devils Ride. Probably get in trouble for saying this, but I'm pretty sure my SOA actors could kick the sh*t out of this 'real' MC.".

A verdade é que os membros desse clube levaram a coisa a sério e não gostaram da brincadeira tendo o seu lider, um tal de Sandman convidado Charlie Hunnan para um duelo

Here's a reality check for ya Kurt ... I am sending a personal invitation to your pretty faced Kurt Cobain look-alike star Jax to come down to San Diego and prove your point.

A coisa promete aquecer e vamos aguardar pelos próximos capítulos desta saga da vida real.

SOA - Noções básicas de biker



Brotherwood é IRMANDADE, significa "membership compromise", 'obrigação, dever, justiça' um forte laço que une todos os SOA.  
Loyalty é LEALDADE, exprime 'sacrifício' e representa a dedicação ao clube, mesmo afastando-se da família, temporariamente. 
HONRA, quer dizer 'tolerância, perseverança, resistência', é aguentar o que às vezes pode parecer insuportável. 
ESPÍRITO, exprime 'esforço, persistência', a capacidade de se envolver de forma profunda e determinada, manter-se firme e forte.


"I love you but I love this club more"
Os interesses do grupo devem prevalecer, não os do indivíduo. O compromisso com o clube (SAMCRO), tudo o que se faz é para e pelo clube, e todas as suas ações devem ser vistas como uma forma de engrandecer o carácter de cada um.


Por natureza, um SOA acredita, em primeira instância, que as pessoas, de uma forma geral, são boas e honestas. (bem talvez a Gemma seja a maior crente). O pressuposto básico que permeia todo o início de relacionamento é a confiança. Compartilhar refeições, trocar presentes, participar de fases da vida são formas de construir o clube.


"It's difficult to defeat the enemies, it's easy to defeat yourself"
'É difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo'. O SOA - Principalmente JAX concentra-se no autoconhecimento que gera autoconfiança e a decorrente segurança nas decisões em momentos de crise e dificuldade.


A intuição. A observação, a visão holística, o conhecimento táctico e a disciplina constante. Com os ouvidos abertos e a boca fechada.


Créditos: Não há. O texto não é de todo o meu, apenas partes do texto que adaptei à série SOA identificando-as também com imagens. Se pertencer a alguém, que se acuse. :)

Sonny Barger no SOA


Sonny Barger vai participar no último episódio desta III época da série, segundo esta noticia. Para quem não sabe quem é ou só ouviu por alto o nome dele (ou seja, para quem é fã da série mas não está dentro da cultura das motas ou das bikes), Ralph Hubert "Sonny" Barger nasceu em Outubro de 1938 em Modesto, California e é um dos fundadores (1957) do “chapter” (secção) da California - Hells Angels Motorcycle Club.

Sonny Barger escreveu alguns livros, e num deles escreveu sobre o próprio clube que ajudou a fundar. A história do Hell's Angels Motorcycle Club é a história de uma irmandade muito selecta de homens que lutam e morrem uns pelos outros , não importa qual a causa " É como uma regra de ouro: quando um Hell's Angel luta contra um cidadão ou um membro de um clube rival, TODOS os membros têm de estar do seu lado.".

Em 1982, foi-lhe diagnosticado um cancro na garganta. As suas cordas vocais, foram retiradas, deixando Barger, com uma voz que, supostamente, soa como Marlon Brando em "O Padrinho".

Para saber mais sobre esta lenda biker:

I Ride The Movie - This is America. This is Biker Culture.

Não saindo da linha deste blog sobre a série de bikers "Sons of Anarchy" e enquanto não temos novamente a série a rolar nos nossos ecrãs, deixo-vos (ainda sem link para a versão completa) o link da versão promo de um documentário sobre os bikers americanos.

Jay Hooper: There are two types of people in this world... people who ride motorcycles... And people who wish they could ride motorcycles....People ask why ride a motorcycle? For those who have experienced the joy, no explanation is necessary; for those who have not, no explanation is possible. Ride, Respect, and Revel 2010

Choppertown: The Sinners - a documentary motorcycle

Sinners "Choppertown", mostra realmente ate que ponto temos amigos.
"Quite simply the best documentary ever made about custom bikes." ~ Back Street Heroes Magazine

David Mann

Em 1971 a revista Easy Riders lançou um anuncio à procura de artistas para ilustrar as suas páginas. O anuncio foi respondido por um artista de Kansas City, chamado David Mann.
Ele ilustrou a Easy Riders durante décadas ilustrando a filosofia de vida dos bikers e afins.

Para ver melhor o trabalho de David Mann

Knucklehead blues


Duas relíquias dos anos 1930-1940. Harley-Davidson Knucklehead. Têm um cantar lindo.

Harley-Davidson, Playboy e Marissa Miller

Não é que seja uma novidade absoluta, nem sequer uma notícia actual, mas apenas agora é que a Internet começou a disponibilizar as imagens da modelo Marissa Miller numa sessão fotográfica conjunta, para a Playboy espanhola de Fevereiro, e para o calendário da Harley-Davidson.

Nessa sessão as formas bem arredondadas da “angel” da Victoria’s Secret competiram com as formas não menos sensuais da Harley-Davidson V-Rod Muscle.

Duas belezas capazes de deixar qualquer "biker" de água na boca, com um grande dilema de escolha. Ou não.

Mais fotos onde tirámos a notícia: aqui.

Curiosidades entre a cultura Biker e SOA

A terceira serie já vai começar a ser gravada (em princípio será em Março de 2010), a saga da SOA continua, na eterna inspiração de shakespeare com o seu classico Macbeth redescrito num contexto moderno de franschising, com harley´s ao melhor estilo californiano e esticado ao máximo... (já se fala de contactos para uma 4ª serie).

Não vamos revelar quem vai morrer ou quem se vai transferir para os Nomads, mas uma coisa é certa... esta série vai continuar no seu melhor, ao ponto de nos EUA já haver iniciativas de alguns fãs a querer começar os SOA como clube real.

As t-shirt´s que já estão presentes em muitas das concentrações dos Estados Unidos e prevê-se que se comece a ver os patch´s (emblemas) a passear por ai... Embora este tipo de "novelas" à parte seja totalmente redupiada pelos bikers locais, que chamam a isto de "foclore" marchandising.

Fica aqui outra curiosidade... Existem dois Hells Angels como conselheiros técnicos e um deles também como actor (não vamos dizer quem é mas os mais viciados desta série podem tentar adivinhar...),e outra nota curiosa é que 90% dos figurantes biker´s da série são membros dos VAGOS MC (ou melhor dos que sobraram da separação interna ehehhehe).

Para quem não conhece a história da Harley-Davidson:



Alguns documentários sobre as motos que deram razão e causa a uma sub-cultura muito própria:
1921 Harley Davidson Boardtrack
Indian Hillclimbers

SOA baseia-se numa cultura biker

Tenho procurado nos últimos meses mais informação, e a mesma tem-me sido apresentada de diversas fontes, e tenho aprendido bastante (tendo em conta que não sabia... quase nada).

BIKER é um estilo de vida que nasceu a seguir a 2ª guerra mundial quando um grupo de ex-militares do esquadrão HELLS ANGELS conseguiu licença do governo dos EUA para manter as suas harleys (até à data eram apenas veículos militares). Acabada a guerra e autorização dada estes motociclistas formaram um grupo MC (motorcycle club) que na verdade deveria ser MCC (motor cycle club). Ora este estilo de clube (MC, PACK, TRIBU, etc...) vivem pelas suas próprias regras e leis e vulgarmente são apelidados de fora da lei. Todos eles partilham de um respeito enorme pela informação que corre na sua "família" (muitos deles citam-se como uma "irmandade"), e essa informação é sagrada, fica lá dentro, não é exposta. Esta mesma razão cria um certo mistério em torno dos mesmos propositada, que pretendem obviamente uma exposição mínima e viver simplesmente o seu estilo de vida sem a intervenção de terceiros. A ética organizacional de um motoclube biker é, por si só, um código de conduta difícil de se seguir. Tal ética, denominada de “etiqueta”, define o comportamento aceitável de um integrante, considerando um amplo contexto social e dita sanções severas àqueles que violam as responsabilidades do grupo ou individuais.

O conceito chopper começou nos EUA quando alguém decidiu transformar uma harley de uma forma que por algum motivo agradou a muita gente(naquela altura só havia motas tipo harley feitas pela harley e pela indian). Chopper , quer dizer basicamente cortar e realmente é o que se faz , corta-se tudo o que não é essencial para rolar , são basicamente motas minimalistas , o que não quer dizer que sejam simplicistas. Custom ao fim ao cabo é customizar , alterar ao nosso modo , colocar de acordo com o que nós queremos.

Muitos destes bikers usam ferros (ou arrastadeira). Ferro é uma palavra usada na gíria BIKER para designar harleys. E isto porquê? Porque ao contrário das motas de pista, cross etc, as harleys são feitas maioritariamente em ferro, logo o conceito estende-se apenas às harleys, big dog (sao feitas com motor harley ou S&S dependendo do modelo), as indian e as rat (provenientes de harley, cruisers, viragos, drag stars e semelhantes). São normalmente de grandes cilindradas ,com mais de 700cc.

Vestem o famoso colete de cabedal negro onde ostentam orgulhosamente as suas "cores", o "patch" e pins do seu Clube, assim como por vezes de alguns Clubes amigos e por estes oferecidos. Os membros apresentam na parte de trás do colete o "patch" sempre partido em três partes ( cores tripartidas). Podem ainda ver-se outros símbolos à frente do colete representando cargos, nomes de membros falecidos, quilómetros feitos, anos de membro, ou outros, mas todos significando algo importante para quem o usa. (No SOA podem reparar que tem o nome do clube de um lado e do outro o lugar hierárquico que ocupam dentro do clube.) Apenas um membro "fullcolor" pode usar as "cores" do clube na sua totalidade. Os pretendentes a membros, os"prospects", na generalidade apenas lhes é permitido o uso de um terço do "patch" nunca sendo permitida a utilização das três partes até que passem membros de direito, usando apenas as partes do "patch" que os identifica como "prospects" (o prospect apresentado na série não têm o símbolo no blusão, caso não tenham reparado). Um prospect fica sensivelmente 3 anos à experiência, variando de clube para clube. E a entrada no clube é feita por convite (em alguns clubes há um período de 12 meses anterior a estes 3 anos e que é denominado por "wanna be").

O símbolo do biker é representado por 1%. Será o que os distingue dos outros motociclistas. Esse patch em forma de losango com as palavras “one percenter” ou o símbolo alfanumérico “1%” bordado no centro é geralmente colocado na lapela esquerda do colete, sobre o coração. O símbolo um porcento é formado pelas duas cores dominantes no esquema de cores do clube e é utilizado só por membros fullcolor.

A utilização do 1% teve origem dum incidente em Hollister, Califórnia, no fim-de-semana do 4 de Julho. Recebendo atenção nacional e tentando salvaguardar a imagem dos seus associados, o presidente do AMA, Associação Motociclista Americana, afirmou publicamente que apenas 1% dos motociclistas eram motivos de preocupação. Tido isto, alguns passaram a auto denominar-se 1%. Com o passar do tempo a ideia amadureceu, desenvolvendo-se este espírito dentro dos grandes clubes 1%.

A sua filosofia de vida é ir, não importa quanto tempo leva nem se vão chegar lá. "ride slow". Alguém que vive o estilo de vida biker não fica parado. O estilo de vida biker é liberdade, a liberdade da estrada, ser livre para ir a qualquer lugar. É acordar numa manhã sem saber onde vai dormir na noite seguinte. O estilo de vida biker não tem a ver com socializar, tem a ver com ser livre. “ Viver para rolar, rolar para viver” ou "Ride Hard & Live Free". Esta será o ideário desta filosofia, mas eu pergunto-me se há alguém a viver mesmo assim. Haverá, mas muito poucos. Ou não?

No segundo capítulo da série "Sons of Anarchy", o protagonista Jax Teller lê um manuscrito escrito pelo seu falecido pai, John Thomas Teller, um dos fundadores do clube. Nesse manuscrito, John T. Teller conta a história do clube e faz uma análise de porquê o clube teria "evoluido" de um clube oldschool, onde o importante era simplesmente viver para rolar, para uma organização violenta sustentada à base do tráfico de armas. Numa tradução muito livre: "Muitos de nós não éramos violentos por natureza. Nós passamos a entender que quando se leva a vida para as margens da sociedade renuncia-se à protecção que a sociedade te oferece. À margem da sociedade, as balas e o sangue ditam as leis, e se se é um homem com convicções, a violência é inevitável."

Fontes:
Fórum Motociclista
Fórum Motonline
Jacaremoto
Blog dos RoadWolves Pack
Biketothebone
Amigos
Conhecidos