Hoje, dia 3 de Outubro, o blog Sons of Anarchy Portugal celebra o seu segundo aniversário. Estamos, por isso, de parabéns.
Este é um espaço pioneiro de encontro para os fãs da série de tv do FX que utilizam a língua portuguesa. É um projecto que nasceu em Portugal, mas que se orgulha da participação e da colaboração vinda do Brasil.
O SOA PT é um local onde residem virtualmente seis entusiastas de um entretenimento que é único em televisão, seis pessoas que reúnem esforços com o pouco tempo que têm disponível para publicar notícias, fotos, vídeos, links e tudo o que está relacionado com a série.
Passados 2 anos, o nosso trabalho já deu alguns frutos. Entrevistas exclusivas com o criador e alguns actores da série. Reconhecimento do nosso contributo para a divulgação da série pelo FX Portugal. Menção num artigo sobre a série na revista PREMIERE.
Não é por acaso que o nosso blog figura no topo dos resultados quando alguém faz uma pesquisa por "Sons of Anarchy" no Google...
Estamos aqui no Blogger, mas também estamos no Twitter e no Facebook. Sempre atentos. Nem sempre disponíveis. A vida real está sempre em primeiro lugar e os tempos são difíceis, como todos sabem.
Não fazemos promessas e não sabemos quanto tempo vai durar esta "empreitada" porque todos nós temos vidas para além da Internet. Uma coisa é certa: enquanto aqui andarmos o SOA PT viverá; enquanto a série for transmitida seremos sempre fiéis seguidores.
Obrigado por nos seguirem e por colaborarem connosco com o vosso entusiasmo, comentários, críticas, links, emails, sugestões, novidades, etc. Continuem!
Aqui fica um pequeno testemunho de cada um de nós, os 6 autores do SOA PT. É uma pequena homenagem à série e ao blog, para memória futura e duradoura. É o que se pretende.
Forever Sam Crow!
Descobri à série há 2 anos e meio (aproximadamente) quando andava à procura de informação sobre a cultura biker. Adoro motas, tenho uma paixão louca pela famosa Harley-Davidson e todo o ambiente que gira à volta de quem anda neste tipo de ferro - fascina-me. Quer seja MC ou não. Mas confesso que os MC despertam-me curiosidade e intrigam-me. Como na minha vida real (a de todos os dias) não estou ligada à cultura biker vi no SOA uma aproximação a esse mundo que gosto tanto, embora com consciência que não passa de ficção.
Na série estou sempre a comparar os conceitos "Brotherwood" e lealdade, "Love & Respect", os coletes e as cores tripartidas, a hierarquia e a forma como rolam na estrada (um dia farei um post sobre isso), os papeis que representam segundo o seu status, etc. O facto de saber que eles têm ajudas de MCs da vida real ajuda-me ainda mais a adorar esta série.
Tenho pena que não mostrem mais de motas mas agradou-me logo desde o inicio a grande referência a Shakespeare. Sou uma fã incondicional do SOA e sinto-me feliz por este blog ter ajudado à divulgação da série em Portugal e quem sabe se não contribuiu para a FOX ter passado a série. E isso faz-me feliz. Ter(mos) contribuído para tal. É que há dois anos falávamos entre todos sobre isso e lamentávamos a falta de interesse da televisão portuguesa (a de cabo) em passar esta excelente série da FOX. Hoje até há as temporadas na FNAC! :)
Retenho estas duas frases: “Treat уου аѕ gοοd аѕ mу leather аnd ride уου аѕ much аѕ mу Harley.”; "‘cause damaged boys with good hearts ARE my thing!"
Antes de mais parabéns aos quatro fundadores (Paulo, Helena, João e Bruno), e as boas vindas ao nosso prospect, Pedro.
Vim parar a SoApt porque adoro motas, música, sapatos e drama, muito drama. Sou fã incondicional das séries da BBC e quem me apresentou a série foi um irmão informando-me que era uma série que tem como base Hamlet de Shakespeare e cuja acção se passa num Motard Club. Fiquei logo viciada e sou apanhada pelo Opie desde os primeiros episódios. Fui convidada para fazer parte do blog semanas depois deste ter nascido. O gosto pela série continuou a crescer e ao longo das últimas quatro seasons, e tal como qualquer seguidor de algo perdi alguma da minha fé na 3ª season, mas a vida é uma montanha russa e esta 4ª season tem me prendido ao ecrã como se dos primeiros episódios se tratasse. Gostaria que esta season conseguisse marcar a história da TV com os desafios permanentes, que a cada episódio nos prende mais, de uma teia de teoria da conspiração on wheels.
Há dois anos atrás nunca imaginei que hoje estaria aqui a escrever sobre algo que tanto gosto, a partilhar os meus sentimentos sobre cada episódio, a conhecer os actores por detrás das personagens através das entrevistas e a sentir na pele o amor por um clube.
Jax: Is there anything you love so much, you'd protect it, no matter the cost; the damage it did to you?
Tara: Yeah. Yeah, a child.
Jax: Yeah. That's how I feel about this club. Since I was five Tara, all I've ever wanted was a Harley and cut. Change won't happen quick, or without blood, but it'll happen. It has to.
Bem Hajam.
Ao contrário de outros membros do SoA PT não tenho uma paixão assim tão grande por motas. Não tenho… nem deixo de ter. Gosto de ver e apreciar uma boa mota mas não foi isso que me levou a pegar na série. Sem nenhuma indicação ou sugestão de quem quer que seja então o que me fez ver Sons of Anarchy? O cartaz com o Jax de costas e perfil, com o logo estampado no seu blusão? A participação do Salvatore de O Nome da Rosa? Resolvi arriscar e espreitar o 1º episódio quando estreou nos EU, do qual gostei mas acabei por meter a série de lado para ver mais tarde. Já a 2ª temporada ia a meio quando conheci o Paulo noutra rede social (não por causa da série mas sim de outro amor que partilhamos) e despertou-me interesse o seu avatar (o tal poster da season 1 com o Jax de costas e perfil). Depois de lhe perguntar se era fã, falamos um pouco sobre a série e a partir desse momento decidi voltar a pegar-lhe. Em boa altura o fiz pois vi tudo de seguida e num instante fiquei em dia.
A verdade é que não estava à espera de um argumento assim tão complexo e bem escrito. Cativou-me aquela história que era muito mais que a de um grupo de bad boys a andar de mota, com várias referências notadas, desde Shakespeare (Hamlet é a mais evidente) passando por outras séries como The Shield (grande referência) ou Sopranos - as quais só vi depois, em parte por causa de SoA.
Seguiu-se o convite para o SoA PT o qual disse ‘YAY’ com agrado… e ao fim de 2 anos e 4 temporadas cá estamos, cada vez com mais força e vontade de continuar...
Parabéns a todos.
Sons of Anarchy foi uma série que arrebatou desde o primeiro episódio. Acho que ouvi falar dela pelo Twitter, quando andava a procura de algo novo para ver e a temática agradou logo desde o inicio. Outlaws de mota, que no fundo, são os bons da história quando os mauzões da polícia querem acabar com eles? Mas SOA é muito mais do que isso. A hierarquização do clube, o respeito pelas regras, a maneira como reagem às tentações da vida, a maneira como se adaptam ao que vai aparecendo.. Impressionante. Não me lembro de encontrar uma Série assim. O Blog foi uma consequência natural, de malta que basicamente comentava tudo o que se passava pelo Twitter. Foi um ponto de encontro e a maneira mais directa que encontramos de tentar levar a mais pessoas o nosso gosto, e fazer a nossa parte para divulgar a série. Já que, como é óbvio.. sem malta a ver, sem malta a comprar os DVD's ( Já inclui na carta ao pai natal os DVD's :P ), a comprar merch e por aí fora.. torna mais difícil o continuar da série. Que estejamos por cá durante muito mais tempo. Que sobrevivam como os Simpsons! e que os filhos de Jax possam ser founders de um charter noutro sítio qualquer e viver as suas aventuras montados em Harleys! JT style!
Sons of Anarchy é um enorme vício e é uma válvula de escape na minha vida.
Aprendi, pouco a pouco, a apreciar a emocionante história deste Motorcycle Club, que é contada de uma forma especial e muito intensa por Kurt Sutter em cada episódio. Mas confesso que não foi fácil no início.
Em todas as histórias que envolvem SAMCRO é dado destaque à perseverança do grupo perante situações extremas e inimagináveis. A lealdade não é só uma ideia vaga. Deve obrigatoriamente ser levada em linha de conta. Sempre. Até à morte. Por isso eu sou daqueles que acham que a série até deveria ter o seu nome original (aquele que o Kurt Sutter idealizou como primeiro título da série): Forever Sam Crow.
Apesar de desconhecer por completo a sensação de estar em cima de uma Harley, ocasionalmente, quando estou a ver uma cena com um membro dos Sons sobre rodas, ao som da excelente banda sonora da série, até parece que sinto o vento a bater na minha face...e imagino como será. Haverá melhor elogio?
Quanto ao blog, o SOA PT pretende simplesmente promover a série e cativar novos fãs. Ainda me lembro de sermos apenas 'meia-dúzia' em 2008, quando a 'corrida' começou. Evoluímos e hoje somos muitos fãs de SAMCRO. É esse, para mim, o grande objectivo deste espaço. É um trabalho puramente gratuito, voluntário, contínuo e algo desgastante, mas que por vezes é proveitoso. Que assim continue.
Uma série tão e tão cativante merecia um espaço tão bom como este Sons of Anarchy Portugal. É um prazer fazer parte deste projecto que acompanho desde os primeiros dias. Não é só lá por fora que se fazem coisas boas, aqui também as sabemos fazer e as várias entrevistas exclusivas de SOA PT o provam. Parabéns a todos pelo extraordinário trabalho. Parabéns SOA PT.