As mulheres de Sons of Anarchy

Gemma (Katey Sagal)  e Tara (Maggie Siff) fazem parte do elenco feminino da série desde o episódio 1. Numa série onde supostamente deveriamos ter os homens como grandes protagonistas não conseguimos ficar indiferentes às mulheres da série. 

Gemma é uma grande senhora na família SAMCRO. Trata a maioria dos membros do clube como se fossem seus filhos, trata os restantes como irmãos e só um como marido. É lindo de ver. É mesmo a protectora do clube! Mas, como qualquer mãe, chegará o dia em que ela precisa de ser protegida. Esse dia já surgiu e ela como grande mulher que é defendeu-se sozinha.  Será que na season que está a chegar ela vai sucumbir e não vai conseguir mais ser a grande lutadora que é?  E daí esta fotografia promocional com o Jax (Charlie Hunnam). Será que vai ter sempre o seu único filho, pronto a ajudá-la, independentemente do que acontecer?

A Tara tem vindo a amadurecer. De ex-namorada de um biker com uma tramp stamp tatto a médica bem-comportada infeliz e vítima de violência doméstica até à Tara que vimos na Season02 a distância não é muita. Continua a não encher o olho apesar de ter mostrado no episódio da S0212 - Culling que pode ser mais do que uma simples old lady. No entanto, há algo nesta personagem que ainda não encheu por completo as medidas desta vossa amiga que vos escreve. Será que é desta que ela se mostra à altura do cargo da verdadeira old lady ou rumará sozinha para outras bandas?

Ao contrário de Tara a personagem feminina que enche o olho, e que é capaz de fazer sombra à Gemma, é a agente June Stahl (Ally Walker). Inteligente, ambiciosa, orientada e dura de roer. Desde o momento em que o Otto (Kurt Sutter) lhe parte a cana do nariz percebemos que está ali um osso duro de roer e que ela ainda vai mostrar muito na série. Será que consegue os seus objectivos?

Outra personagem feminina, que espero que tenha maior protagonismo na season03 e que enche o ecrã é a Leyla (Winter Ave Zoli). Em boa hora aparece esta lourinha na vida do Opie (Ryan Hurst). Viúvo de Donna (Sprague Grayden), que diga-se de passagem também nunca encheu-me as medidas, Opie encontra em Leyla a madrasta ideal para os dois filhos e uma verdadeira companheira de vida que aos poucos tem se mostrado à altura de ser mais do que apenas a old lady do melhor amigo de Jax. Será que ela estará à altura de Gemma deixando Tara cheia de inveja? Eu gostava! :)

9 comentários:

  1. Ola pessoal sou um grande fã dessa serie, e tipo estou a procura do colete dos "sons" para comprar mais não sei onde procurar se poderem me ajudar eu agradecia muito. fico a espera da vossa resposta alexemedo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Ok..acabadinho de ver a primeira temporada de enfiada tenho várias perguntas na cabeça que irei esperar pela visualização da segunda q deve ser já a seguir...

    Muito boa a série.

    ResponderEliminar
  3. Bem, tenho muito a discordar desta apreciação. Se bem que a gemma personifica a matriarca shakesperiana e nos deixa, literalmente, sem ar durante toda a segunda série, a verdade é que a donna personifica - e muito bem - uma mulher jovem, destroçada por perder o marido 5 anos, sem qualquer apoio familiar, que não o de um sogro que...bem...é ver a série para descrever o velho Piney.

    Quanto à Tara, tem uma evolução tremenda ao longo da primeira série. Na segunda série (2º episódio) explode no dilema entre obter ( como obteve) "full disclosure" e guardar todo o sofrimento da gemma.

    No âmbito de uma análise puramente: a gemma é toda produzida e as outras são desenxabidas, muito bem feita. No âmbito da realidade feminina, dentro de um biker gang, muito fraca. Aliás, a grande falha de SOA é a falta de coragem que toda a produção demonstra em assumir a natureza criminosamente misógena, tradicional nos biker gangs...

    ResponderEliminar
  4. RESPECT FOR ALLS MC ... MOYOCYCLE CLUB ARE NOT STREET GANGS :))

    ResponderEliminar
  5. Lima:
    A Donna personifica não só uma jovem mulher mas uma mulher enganada!
    Ela conheceu o Opie quando ele já era membro do MC. Ao casar com um elemento de um grupo, ela casa com o clube a que ele pertence. Não podemos pedir à pessoa que amamos para mudar por causa de amor. Não podemos casar a pensar que essa pessoa irá mudar. É como o amor pelo futebol. Não muda.
    As coisas têm que ser colocadas numa balança, correcto! Mas, a vida não pode ser a preto e branco! Há sempre uma zona cinzenta.

    Se acha que ela só teve o apoio do Piney...pois, mas, quem é que o Piney não suporta? quem é que o Piney não percebe?

    O Piney e a esposa foram o apoio de Donna, sim! Mas, repare na relação Piney e a Mary, não seria que o Piney queria redimir-se de tudo o que não fez pela Mary ao ajudar a Donna?
    Lembre-se que o Piney é sempre o "the oldest and wisest friend"!
    E se ele foi mau marido para a Mary e mau pai para o Opie é porque nem ele conseguiu que a família respeitasse o equilíbrio que ele fez entre o amor pela família com o do clube. :)

    Obrigada pela visita. ;)
    E

    ResponderEliminar
  6. Volto sim!

    Já agora, ando desesperado por saber qual a música cuja versão acústica é tocada durante o final do episódio 9 da 1ª temporada. Alguém tem noção ou dica sequer? Lamento colocar aqui...mas, não estou familiarizado com outro meio.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Eu não tenho aqui o episódio comigo. Mas acho que a música é esta:
    http://www.we7.com/#/song/Bob-Neuwirth/Biding-Her-Time

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais quero agradecer-lhe. Hoje puxei de uma super cartada e descobri qual é.

    Versão acustica de fotunate son, dos credence clearwater revival. Diga-se espectacularmente executada e super pesada.

    O antes: http://www.youtube.com/watch?v=ec0XKhAHR5I

    o depois:
    http://www.youtube.com/watch?v=9C6Y72Yqj6c

    Obrigado na mesma :)

    (para quando uma OST??? super exaustiva?!)

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs