Sons of Anarchy: Season 3 finale

"Let's just finish this." – Jax


Confesso que foi com alguma apreensão que ontem fui ver este episódio 3x13 - “NS”, o último desta terceira temporada. Sobretudo devido à frustração que me causou alguns dos episódios anteriores.

(AVISO: a partir daqui o texto contém SPOILERS...)

Os problemas causados pela ida de SAMCRO para Belfast, o desenrolar do drama dos Sons em torno do resgate de Abel com voltas e reviravoltas algo absurdas, a introdução das novas personagens irlandesas (os actores contratados para o efeito até davam as necessárias garantias de sucesso), o pouco tempo dedicado a explicar melhor a história e o ambiente que rodeava SAMBEL, levaram a algumas falhas incompreensíveis e cenas pouco credíveis, dignas de uma novela TVI.

Contudo, se algo de positivo Belfast trouxe à série foi o facto de se ter aberto um pouco mais a porta do passado. Foram desvendadas mentiras e alguns segredos foram revelados, o que permite uma exploração maior do mistério que envolve a morte de John Teller e da subida ao poder de Clay Morrow ao lado de Gemma já na próxima season.

Jax estava desde o início da temporada preso a um acordo que fez com a Agent Stahl. E não podia falhar, pois corria o risco de perder tudo: a mãe iria presa condenada por homicídio e SAMCRO iria cumprir a pena pesada de prisão que fora decretada anteriormente. Pior ainda: seria descoberto e considerado um “rato”, um delator dos parceiros de SAMCRO (o IRA verdadeiro) no tráfico de armas, em suma, seria um enorme traidor dos Sons. E iria certamente pagar com a vida tal desfeita, tal ousadia.

Para atrapalhar os planos, Jax tinha em mente um propósito ainda maior: resgatar o filho. Foi desesperante!

Mas Jax também sabia que não podia confiar na ATF e na Agent Stahl, mulher sem escrúpulos que não olha a meios para atingir os fins. E é aqui que a inteligência de Kurt Sutter nos brinda com um Twist maravilhoso: afinal Jax contou tudo a SAMCRO. E o clube decidiu ajuda-lo a tornar tudo aquilo numa grandiosa encenação, desde o princípio, com um único objectivo: tramar de vez a Agent Stahl e salvar Gemma e os membros do clube da prisão por muitos e bons anos…

Tudo isto dá uma dimensão ainda maior à irmandade e ao espírito de ajuda entre os membros de SAMCRO. Afinal, esta é a base que sustenta o clube.

Eu não estava à espera. Na verdade, até ao último momento tudo parecia indicar que a desgraça e a ruína se abatera sobre a vida de Jax quando este, naturalmente traído pela Agent Stahl, viu o seu plano desmacarado em frente a todos os Sons que o sentenciaram de morte imediatamente. Puro teatro.

E aqui podemos perguntar: bom, mas se os Sons sabiam dos planos de Jax, qual foi o momento exacto em que Jax os deu a conhecer ao clube? Foi sempre esse o seu plano ou SAMCRO é que decidiu que seria assim? Valerá mesmo a pena saber, agora que tudo terminou?

A minha resposta é: Não. Da minha parte, fiquei muito satisfeito com a resolução final desta temporada. Só de pensar que tudo o que aconteceu foi encenado, que foi propositado, é uma jogada de génio de Kurt Sutter. Fiquei agradavelmente surpreendido com a reviravolta, com as mortes da Agent Stahl e do Jimmy O'Phelan (cada um deles morto por quem devia e pela forma que devia, com justiça) e fiquei sem palavras, quase sem fôlego, quando o episódio acabou.

E, isto, meus caros, é o que me faz prender a uma série, o que realmente me cativa: saber que uma temporada até pode ter muitas falhas, mas que não perdeu a capacidade de me surpreender e de me fazer sentir imensa vontade de ver um novo episódio que, infelizmente, só vai chegar em Setembro do ano que vem.

A espera vai ser agoniante e longa... mas vai valer a pena. De certeza.

FOREVER SAM CROW!

7 comentários:

  1. Tb acho um pouco exagerada toda a questão à volta do timming da revelação de Jax ao clube q tinha um "acordo" com Stahl..Julgo que foram para Belfast já a saber tudo. Não faz muito sentido Jax ter andando a conversar com Stahl sem o clube saber. Acredito que Jax terá falado mal decidiu ir por este caminho.

    Passei o episódio todo em pulgas para perceber como Jax se ía safar desta...ousei pensar q o grupo ía perceber as suas intensões mas no momento em que tiraram o Jimmy da carrinho e mudaram para o carro senti que algo estava a bater mal, e qd Jax se encontra logo a seguir com Stahl disse para comigo "q grande argolada de Sutter". Depois de uma acção daquelas era impossível Jax separar-se logo do grupo para ir conversar seja com quem for, era impossível. Qd Unser vai ter com os agentes da ATF percebi q já estavam todos a par do "acordo". Foi excelente. Foi um episódio em que as coisas tiveram lógica e isso foi muito bom para a série acabar em grande. E acabou mesmo e já deixou antever o q pode vir a ser a próxima temporada.

    A dúvida será sobre se iremos ter um salto temporal de 14 meses ou se os iremos acompanhar na prisão? É q o salto temporal irá trazer novos xerifes, novo Mayor, e não esquecer a possível guerra com os russos...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post, apenas um senão: quando o Jax, Clay, Tig, etc estavam na carrinha a caminho da prisão o Jax ainda nao conseguia olhar nos olhos dos outros e estes olhavam-no furiosos. Isto significa que eles nao sabiam do plano do Jax? E a partir do momento em que tocaram as businas perdoaram instantaneamente o Jax por tudo dar certo? Não sei e tudo isto é demasiado complexo para a minha cabeça. Se alguém melhor do que eu puder explicar agradecia por que eu dei um nó. ahah

    De qualquer das maneiras é um grande episódio que salvou a temporada! Venha a próxima!

    ResponderEliminar
  3. Eles estavam a fingir para q os policias não percebessem algo de estranho e alertassem a ATF.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito desse episódio de SOA, muito mesmo. A reviravolta foi realmente inesperada, mas eu não esperava que Jax fosse amarelar e ser "amiguinho" da Stahl...

    Agora o que me deixou bastante apreensiva foi aquele final com as cartas de John Teller, eu sinceramente não queria que o Kurt Sutter fizesse Jax desconfiar novamente do clube e viesse com aquela de "paz e amor". Eu não gostei das primeiras vezes e provavelmente não vou gostar agora. Eles são durões e esse negocio de não querer ser mais como eles SEMPRE foram me dá nos nervos. Sério...

    Bem, espero a 4º temporada com bastante ansiedade desde já!

    Dana - Brasil

    ResponderEliminar
  5. eles vão na mesma presos 3 anos?

    ResponderEliminar
  6. Dana e Anónimo das 21:44:
    recomendo a leitura desta entrevista de Kurt Sutter sobre o final da Season 3 e onde ele revela alguns pormenores da Season 4: http://eonline.mobi/watch_kristin_detail.ftl?id=b213653&last_page=17&paginate=1

    reparem que ele diz a certa altura que não pretende fazer a Season 4 inteira (ou metade) na prisão: "I haven't decided if we'll start with them in jail and getting out or if we'll begin with them already out of jail, but we're not going to spend half a season or a season in jail. Sons is not going to become Oz."

    ResponderEliminar
  7. Caros Amigos... do Grupo Motard Doninhas do Asfalto... Moto Clube de Odivelas.

    Grande Festa em Odivelas...

    Grande Noite Motard 07/12/2010 a partir das 20h... bo By. Arte Café Bar em Odivelas...

    www.gmdoninhasdoasfalto.com

    Link: http://www.byartecafe.com/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=52

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs