SOA S05E01: (Mais) Um novo começo

Finalmente Sons Of Anarchy regressa após longa ausência em que todos os fãs suspiravam para saber onde andava Oppie, como o clube ía reagir à Presidência de Jax, qual seria o papel de Clay, quem era o poderoso vilão cuja filha Tiggs atropelou, etc. 

Chega o primeiro episódio da quinta temporada e Kurt Sutter não quis prolongar a espera de todos nós e deu-nos um regresso em grande a responder practicamente a tudo. Jax é um Presidente respeitado e que tenta colar os cacos do MC lidando com os problemas internos enquanto procura, igualmente, defender o futuro de SAMCRO com uma ligação à CIA no negócio entre o cartel e os irlandeses. Com essa ligação consegue libertar Bobby mas a prova que o clube já viveu melhores dias é que essa libertação não deu origem a uma grande festa, regada de alcool e mulheres nuas em orgias selvagens. Por falar em orgias, Gemma tem um novo "namorado", um chulo, interpretado pelo grande Jimmy Smits que, concerteza, terá um papel relevante no decorrer da série. A eterna old lady mantem Clay à distância e não desiste de influenciar o filho a fazer justiça para com o ex presidente dos Sons. A surpresa do episódio foi  Clay confessar que matou Piney numa reunião com os membros do clube e confessar que foi Oppie quem disparou contra si e que omitiu os factos para, mais uma vez, defender o clube. Quem não gostou foi Tiggs porque percebeu que matou a filha de um poderoso inimigo desnecessariamente e com consequências demasiado dolorosas para a história ter acabado aqui. Com a morte da sua filha como represália à morte da filha de Pope, Tiggs terá sede de sangue e, não me admirava, que Clay estivesse na lista.

E o que dizer do vilão da temporada, Pope? Posso dizer que gostei e senti que todo o seu poder passou para nós, do lado de cá. Estamos perante um adversário muito acima do habitual que Sons costumam lidar. Muito mais do que os Niners, muito mais que os Arianos, muito mais que outro MC. Pope é outro nível e vai ser muito curioso (e talvez dramático) ver como SAMCRO lida com esta "guerra". Jax não terá vida fácil ao leme do motoclube mais famoso da TV e sem o amigo Oppie que mantêm o firme desejo de se afastar do clube ainda será mais complicado.

Um ponto menos positivo deste regresso foi o trazer uma trama já muito vista com Jax, Chibbs e Tiggs terem que fugir à polícia porque são procurados porque testemunhas viram-nos em tiroteios e no atropelamento mortal e acabam por se esconder na casa de Nero, o "namorado" de Gemma. Acho que em todas as temporadas já tivemos disto.

Para recomeço de temporada este episódio mostrou as cartas todas e aquele final, com o pormenor da perna artificial de um dos agressores de Unser, promete muita acção para o que aí vem. 

Começo 5 estrelas!

9 comentários:

  1. A série voltou com td mesmo. Sutter não teve dó para a série com muito drama, fatos que nos deixaram espantados, até um pouco surpreendidos com muitas coisas que estarão por vir. Vlw Sutter, vlw SOA!

    ResponderEliminar
  2. Um dos agressores do Unser tinha uma perna mecânica.
    Greg the Peg, um dos Nomads agregados a SAMCRO também.
    Reflitam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrava disso. Tinha dúvidas se aquilo era para nos lembrar de algo ou para nos avisar para o futuro. Com o problema q eles estão a ter com a saída dos Nomads faz sentido haver ali história. Bem lembrado.

      Eliminar
  3. Eu espero que essa temporada seja tão tensa quanto a Quarta...pra mim ela já começou com tudo, gostei muito!

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvidas que esta temporada não tem "paninhos quentes"... Achei o episódio fortíssimo e brilhante.
    Ficam-me duas questões: qual é o jogo do Clay a lançar a cartada do Oppie e do Piney? e porque razão os nomads foram a casa da Gemma atacar o Unser? Não consigo deixar de pensar que as duas estão relacionadas e que o ataque ao Unser tem a mão do Clay.
    E quando eu penso que esta série não pode ser mais bad ass e hardcore, há a cena Pope-Tig. Acho que nada nos podia preparar para o que se viu. Foi impressionante.
    Nota positiva para as novas aquisições do elenco, que parece que vêm trazer ainda mais interesse à série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Joana. A cena foi brutal mesmo para uma série que não tem medo de ser violenta. Não gosto do Harold Perrineau (efeitos da sua personagem em Los, nunca perdoarei aquele tiro na "doce" Michelle Rodriguez!!! ☺) mas fez um vilão impecável. A postura dele irradia poder. Perfeito. E o braço direito tb foi uma boa escolha. E Jimmy Smits é craque!!!!

      Eliminar
  5. acabei de ver o episódio. :o ainda estou com a respiração contida. A cena do Tig-pope é muito muito forte. Mas acredito que vai ser vingada. O episódio começou em grande como sempre começam as temporadas dos SONs. Promete... Para variar estou em pulgas pelo 2º episódio.

    ResponderEliminar
  6. Fantástico primeiro episódio. Acho que apesar de ser dificil nos desligarmos da personagem de LOST, Harold Perrineau é uma grande adicção ao elenco, tal como o seu braço direito. Contudo, sinto que se tenha perdido um pouco aquela "ligação" com os outros MC's.
    Será uma season fabulosa.
    Para mim a melhor adição é sem dúvida Nero Padilla. Creio que terá um papel fulcral nesta temporada.

    Será que JAX aguenta muito tempo sem Oppie a seu lado?

    ResponderEliminar
  7. Parece que todos nós ainda temos o Harold Perrineau um bocado "atravessado" por causa do Lost. Achava-o mesmo a personagem mais seca e o actor mais sem-sal da série. Mas depois desta exibição, e espero que mantenha o nível, para mim está perdoado! Gostei mesmo do que vi! (Mas sim, Pedro, aquele tiro não se esquece ;P)
    E estou com o Brendon, estou mesmo curiosa para ver para onde é que vai evoluir o papel do Nero Padilla. Para já, convenceu-me com o "I'm all 'bout the love".

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs