SOA S05E03: Em estado de choque

Quando me disseram que no terceiro episódio desta louca quinta temporada um Son principal ía morrer pensei em Juice e em Bobby como os mais fortes candidatos a tal destino uma vez que os quatro dentro da prisão eram "intocáveis". Mal sabia eu...

São poucas as séries que têm coragem de fazer o que Sons Of Anarchy fez neste episódio. Matar uma personagem tão forte, tão importante dentro da história e tão querida do público é uma decisão arrojada cujo impacto é sempre difícil de prever. Nas várias discussões sobre séries muitas vezes lamenta-se a falta de coragem dos autores em serem radicais mas, depois, quando o são, os espectadores sentem-se como que traídos ao ficarem sem alguém que tanto apreciavam. Normalmente quando este tipo de situações ocorre numa série resulta de uma questão pessoal do actor que leva a que tenha de sair da série e a "morte" é a justificação habitual. Não sei se foi este o caso em SoA mas, neste momento, o que se espera é que a morte faça sentido na história da série.

Com Jax, Chibbs, Oppie e Tigg presos na cadeia e assegurada a sua protecção através do Cartel Calindo, Damon Pope não demorou a agir e, pessoalmente, quis mostrar a Jax quem é que manda e que Sons são meras formigas ao pé dele. Peões que ele joga a seu bel prazer e nada melhor do que demonstrar isso obrigando Jax a escolher entre Chibbs e Oppie quem ía morrer na prisão uma vez que o castigo de Tigg seria o de ficar perpetuamente na cadeia a ter um tratamento adequado durante a sua estadia. Com estas cartas na mesa rapidamente percebemos que a "morte" seria na cadeia e que, realmente, seria um dos cabecilhas de SAMCRO a dizer adeus. Na minha cabeça ecoava o alerta: Chibbs seria a escolha menos má mas seria com Oppie que Sutter rebentava a escala ao mesmo tempo que equacionava um twist brutal e que Jax conseguisse salvar o grupo e a morte seria fora da cadeia. Até que Jax, finalmente, revela tudo a Oppie numa franca conversa entre dois grandes amigos. E naquela cena tudo ficou esclarecido sobre quem seria o escolhido. Jax informa o resto do grupo do que se passa e recusa indicar um nome e quando os guardas aparecem para levar o "escolhido" e grupo prepara-se para os enfrentar em conjunto, Oppie dá um passo, agride o guarda e assim toma a decisão por Jax. Choque!!! Através de uma janela Jax, Tigg e Chibbs vêem Oppie enfrentar vários elementos do gang de Pope e, inevitavelmente, ser derrotado e assassinado perante os seus impotentes olhos. Simplesmente brutal. Não só se perdeu alguém poderoso dentro da série, do grupo, o melhor amigo de Jax como se perdeu de uma forma violentíssima mesmo para uma série como SoA. E, com a morte de Oppie, ninguém na série está a salvo. 

Importa agora perceber o peso na história que esta pesada perda terá. Para começar temos um Jax cada vez mais líder, cada vez mais Presidente. A conversa com Chibbs e depois com Tigg fazendo-lhe ver o quanto agora ele lhe deve, revela um chefe autoritário e decidido, a "trégua" com Pope demonstra que Jax sabe que tem que dar um passo atrás para poder dar dois à frente e a ameaça clara ao guarda mostra que a vingança é ponto de ordem neste "novo" Jax. Jax não quis ir para a guerra mas como Pope bem avisou, ele já está nela. E agora vai lutar!!

A aventura prisional tornou practicamente irrelevante o que se passou fora dela. Arrufo de namorados entre Gemma e Clay, Tara a mostrar-se uma nova "Gemma" e a sempre interessante presença de Drea de Matteo. 

A ansiedade pelo próximo episódio é enorme. O que acontecerá a seguir? Como será SAMCRO sem Oppie? Como será Jax sem Oppie?

PS:" Who said that? I just see white teeth..." ☺

25 comentários:

  1. Grande review, Pedro.

    Depois de terem morto a minha personagem preferida, agora vai ser muito complicado ver o núcleo a tomar decisões sem o bom coração do Opie.

    Já vos disse que cada vez mais odeio a Gemma?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tks. Aposto que a loirinha tb não deve ter ficado fã!! ☺☺

      Eliminar
  2. eu não devia ler os teus reviws antes de ver o episódio lol

    ResponderEliminar
  3. Tive o mesmo sentimento que tive quando o Lem morreu: "Não vejo mais esta merda".

    ResponderEliminar
  4. Excelente review e otimo blog tb!! De luto cara, q dor fdp..ohh!!

    ResponderEliminar
  5. Uma das minhas personagens preferidas, nunca pensei que fosse ele a desaparecer...
    Ao ver o episódio parecia que estava a sentir a mesma raiva do Jax ao assistir a tudo.
    Fiquei mesmo "lixado" com o Kurt por ter feito isto.
    É a 2ª morte com muito choque e emoção, depois da forma como a filha do Tig foi assassinada...
    Que outras surpresas é vamos ter esta temporada?!?!

    ResponderEliminar
  6. Era meu personagem preferido também...
    Eu fiquei chocado, ontem pensei seriamente em parar de assistir a série. Não consegui assistir o episódio duas vezes como de costume.
    Queria dar uma paulada na cabeça do kurt Sutter.
    Que Tragédia!
    Eu compreendo a morte de Opie, mas não aceito.
    Mas já estou me recuperando rsss....
    Abraço à todos
    Fabio

    ResponderEliminar
  7. Bom...escrevi isso ontem a noite (horario Brasil)
    http://digital-infernoxv.blogspot.com.br/2012/09/opie-sons-of-anarchy-e-vida.html

    ResponderEliminar
  8. E eu achando que o Jax ia reconstruir SAMCRO com a ajuda do Opie.
    Quando Opie volta e agride o delegado para ser preso, da entender que depois de um tempo afastado ele pensou e decidiu voltar por que acreditava que SAMCRO ainda podia ser o que a Jax queria.

    Só não entendi ainda por ele se sacrificou.
    Por que ele não queria que o Jax tivesse que escolher um para morrer e viver com essa escolha?

    Ou depois que Jax contou toda a verdade sobre as cartas e o acordo com o Cartel e tudo mais...Opie viu que mesmo mudando a liderança do Clay para o Jax as coisas continuavam do mesmo jeito. Com as mentiras e tudo mais....igual o Clay fazia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que foi mesmo para poupar Jax. Apesar de zangados, Oppie amava Jax como um verdadeiro irmão e sabia que Jax estava perante uma escolha impossível ainda para mais quando ele até estava fora dessa escolha. E a confissão de Jax fez Oppie perceber que, no fundo, Jax era O amigo que Oppie sempre admirou e amou.

      Eliminar
  9. eu acho que foi isso mesmo: a irmandade levada ao extremo.

    ResponderEliminar
  10. Revi o episódio.
    Tinha que ver o Jax a tornar-se presidente.

    Apesar da morte, e agora num modo mais sóbrio, quem é que acha que este Damon Pope é das mais valias desta season 5?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. E como disse anteriormente eu nem gostava do actor mas está a ser um vilão impecável.

      Eliminar
  11. Acho que tudo isso leva a crer que a partir de agora vamos ter um Jax mais FU-DI-DO que nunca. Não existe mais série igual à esta!! Qual outra série que vos deixam perplexos e a pensar após um episódio? Pra mim só 24 e Sopranos se comparam!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revenge...
      É talvez a melhor série dos últimos tempos. Depois de SOA é claro. Lol

      Eliminar
  12. Vi o episódio em directo, com uma qualidade de imagem mais fraquinha, interrupções para anúncios de 9 em 9 minutos e e transmissão encravar de vez em quando. Acho que nem percebi bem porque é que tinha sido o Opie a ir para a "box" e, de repente, em segundos, o choque... Nem quis acreditar. Passei o resto do episódio a pensar "se calhar não", "não deve ter sido tão grave como pareceu", "aparece no próximo episódio vivo... debilitado, mas vivo". Não. Agora que vi o episódio novamente, em HD, sem paragens, parece que ainda foi pior. Percebi a real dimensão do drama e a cena é quase insuportável de ver.
    Todos nós sabíamos que ia haver uma grande perda neste episódio, mas penso que ninguém podia antever este desenrolar de eventos, ainda menos com esta personagem. Preferido de muitos, adorado por todos.
    Opie foi sempre o mais sacrificado e, ao mesmo tempo, o mais dedicado membro de SAMCRO. Deu tudo de si ao clube, mesmo quando o clube lhe custou tudo. Liberdade, família, auto-estima, confiança no melhor amigo... No fim, deu a vida, num derradeiro sacrifício pelo clube.
    Penso que a decisão foi tomada na conversa com Jax. Todas as cartas na mesa, sem segredos. Percebeu que afinal o amigo esteve sempre ali, para o proteger e não enganar. E, numa situação impossível, soube o que tinha a fazer.
    Foi, para mim, o melhor e o pior episódio de todos.

    Excelente review, Pedro!

    ResponderEliminar
  13. A única maneira de perdoar Kurt Sutter por ter matado o personagem Opie é ver SAMCRO se vingar de forma avassaladora dos meus inimigos.

    ResponderEliminar
  14. O 2º episodio mais triste da série!!
    Definitivamente foi uma perda muito grande...Chorei litros assistindo a morte dele!
    Espero no minimo uma vingança a altura!!

    ResponderEliminar
  15. SoA apesar de ser uma serie de ficção , mostra ( ou seria ensina ? ) a verdade de um motoclube serio !

    Apesar de chocante , mostrou o sacrifico de um membro pelo o que acredita .
    Este é um valor raro hoje.

    A morte dele não foi em vão e sim para fortificar o M.C. !

    1% sempre !

    ResponderEliminar
  16. Pontos de vista... eu concordo que o Opie fez foi mesmo Irmandade mas não sei se o faria por outro irmão que não o Jax. O que o Jax fez com o Tiggs é que para mim demonstra o conceito MC: politica. É o tal "brotherwood compromisse", chamem-lhe o que quiserem mas para mim tem pouco haver com amizade.
    De resto também espero que a morte dele não tenha sido em vão e que seja vingada.

    ResponderEliminar
  17. Opie deu tudo pelo clube, sangue e lágrimas! Depois....sua própria vida! Lealdade e honra até o fim!

    ResponderEliminar
  18. Acabei agora de ver o episódio. Devo confessar que estou repleto de sentimentos racistas! =P

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs