SOA S05E13: Conclusão

Ao 13º capítulo, Sons Of Anarchy dá por concluída a fantástica quinta temporada carregada de acção, drama e tragédia. Uma temporada que conclui os arcos importantes da história e abre portas para uma sexta temporada igualmente tensa e cheio de acontecimentos marcantes para a vida do nosso MC preferido.

Desde o primeiro episódio que fiquei encantado pelo espírito que cimenta este tipo de clubes, a união entre membros, a irmandade, a fidelidade ao clube e lealdade entre "irmãos" é apaixonante. Otto é o exemplo perfeito de toda essa dedicação a um MC, a uma família com laços muito mais fortes do que o sangue. Otto está preso pelo clube, Otto foi espancado pelo clube, Otto ficou quase cego pelo clube e neste episódio Otto sacrifica-se, novamente, de forma brutal, pelo clube. A única vez que cedeu foi quando sentiu ter sido alvo da maior traição possível vinda do próprio clube. Resolvida essa questão os seus sentimentos para com SAMCRO falaram mais alto e voltou a ser o Otto fiel, leal e indefectível  para com o seu clube. Esta ligação fortíssima é maravilhosa. E é por isso que chego ao fim da temporada zangado com Jax. Sabíamos que esta seria uma temporada de transição, de transformação de Jax num novo Jax, agora líder de SoA. Jax nunca teve problemas com a violência, com o disparar de uma arma mas fê-lo sempre com ideais e valores com os quais nós percebíamos e compreendíamos. Ao assumir a presidência de SAMCRO vimos um Jax bipolar, um Jax que manteve forte a sua união e lealdade aos MC e tudo fez para o livrar de problemas sérios que tinha mas ao mesmo tempo, sedento de vingança, não se preocupou nada em mentir ao clube, em fazer chantagem, em negociar com quem quer que fosse para que visse satisfeita a sua sede em se vingar de Clay. E isso chocou-me. Aquela frase para Bobby " se calhar não sou assim tão diferente" é tudo o que não queríamos ouvir de Jax. Jax acaba a temporada com Bobby a demitir-se de VP, com Juice a ser uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento, com Tiggy por dentro da mentira para apanhar Clay e com uma incrível insensibilidade para a prisão de Tara. Aquela imagem final de Gemma a abraça um Jax sentado transporta-nos imediatamente para a cena final da quarta temporada com Tara a abraçar Jax sentado na cadeira de Presidente.

Era a situação de Tiggy que mais curiosidade me despertava em saber como seria resolvida. Os episódios passavam e Jax sistemáticamente confirmava a Pope que o ía entregar. "Amanhã" tinha dito Jax no último episódio. Será que Jax ía cometer tamanha atrocidade? Havia algo que me dava alguma tranquilidade que era não acreditar que Sutter fosse matar Tiggy mas, por outro lado, alguém estava à espera da morte de Oppie? Quando Jax lhe aponta a arma senti que já não havia forma de voltar atrás. Estava dado o passo. Jax traíu da forma mais cobarde possível o espírito de SAMCRO. Pope chega com os seus comparsas. Como dar a volta a esta situação? Quando Jax diz para eles irem para dentro do barracão para não serem vistos/ouvidos acendeu-se uma luz de esperança. Quando o vi ir à moto respirei de alívio. Não podia ser de outra forma, Jax não podia entregar um irmão assim à morte mesmo que esse irmão seja responsável pelos acontecimentos que levaram à morte de Oppie mas, que, no fundo, foram culpa, tudo culpa, de Clay. Tiggy não só escapa como tem a oportunidade de se vingar do homem que barbaramente assassinou a sua filha. E Tiggy não desperdiçou. Tudo não passou de uma oportunidade ideal para Jax fazer cair as culpas daquelas mortes sobre Clay ao usar a arma que este deu a Juice. Não só Clay foi preso como agora tem um prémio pela sua cabeça como vingança pela morte do Rei do Crime de Oakland. 

Quase que senti pena de Clay quando percebeu a armadilha em que caíu, quando viu Gemma mentir descaradamente na sua cara. Senti a dor de Juice pelo que foi obrigado a fazer. Quando isto acontece só temos que dar os parabéns aos actores por conseguirem passar as emoções para o lado de cá. Como irá escapar Clay da morte certa? Serão os irlandeses que o safarão? E depois? Irá vingar-se?

E Tara? Terá Gemma levado avante a sua ameaça de falar com as autoridades caso Tara quisesse mesmo sair de Charming? Impressionante a insensibilidade de Jax perante a entrada dos polícias na sua casa para levarem a mulher. Será Tara presa? Seria interessante ver como ela sobreviveria na prisão.

Tara e Clay. Pode ser por ver demasiados CSI e séries de advogados mas não me convencem minimamente os casos contra eles. Qualquer advogado razoável consegue a libertação dos dois. Gemma não é nem nunca será uma testemunha credível, dado o seu histórico, não faltam motivos para mentir e prejudicar quer um quer outro. Com Otto a ilibar Tara e Clay sem testemunhas ou resíduos de pólvora pelos disparos não me parece que as suas acusações sejam sustentáveis. Mas são pormenores.

Como apaixonado por cães, aquela cena das lutas, parte-me o coração. Mesmo sendo claramente visível que os cães estavam a brincar. Grande Tiggy com um enorme coração a salvar aquela linda Dogo Argentino da execução sumária por ter perdido a luta. Saber que isto é real em tanto sítio faz-me ter asco da espécie humana. Desculpem este parentesis.

Sons Of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original encerra um capítulo e irá iniciar outro em que tudo será diferente. A tensão está ao máximo com consequências que não consigo prever. Terá Jax aceite abraçar o lado negro? Irá Jax deixar cair a sua old lady como castigo por querer levar os filhos e forçá-lo a abandonar Charming? Irá Jax, mais uma vez, mostrar que os valores que sempre o moveram estão ainda no seu coração? Teremos que aguardar.

Foi uma temporada espectacular, repleta de acção, pancadaria, tiroteios, perseguições, negociatas, traições, novas amizades, trágica como ninguém estava à espera. Sons Of Anarchy demonstrou o porquê de ser uma das melhores série da actualidade.

Até à próxima temporada!

24 comentários:

  1. Muito bom o texto! Basicamente senti e tive as mesmas impressões que voce neste episódio. Para mim começou bem, mas terminou mal....não gostei da prisão da Tara e a reação do Jax, Gemmma tem que pagar por algumas coisas, Juice pra mim não fede e nem cheira, Tig está interessante cada vez mais, pois na primeira temporada eu não ia com a cara dele...o que me faz pensar o seguinte...nas reviravoltas dos personagens ao longo das 5 temporadas, uns que eram odiosos e viraram queridos e, agora Jax pode se tornar odiado na próxima temporada, pode ser o próximo vilão...
    Sobre a Tara pensei em algumas coisas...
    Ou ela sai da cadeia de alguma forma, com ou sem a ajuda do Jax, ou quem sabe ela amarga na cadeia e se junta a Lee Toric a destruir o mc, como vingança, ou ela não aguenta e morre na prisão, ou Lee Toric se vinga dela na cadeia como fez com o o Otto, ou pior ainda, quem sabe até um estupro, o que motivaria Jax a voltar para o caminho de herói.
    Ou então ela sai de lá como uma pessoa mais forte, fria e vingativa, deixando de vez a carreira de médica e entrando no crime....

    ResponderEliminar
  2. Repito o comentário do colega: muito bom o texto!!
    O encerramento desta temporada foi muito bom. Fiz questão de dormir somente após assistir todo o episódio. Parabéns pelo blog. Abraços do Brasil.

    ResponderEliminar
  3. no trailer da quinta temporada, tem uyma cena que jax derrapa com a moto e cai de uma ponte. eu não vi esta cena . alguem viu e sabe qual episódio achei até que a temp ia terminar com isso mas assisti todos os epis. e não vi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi um mero teaser da temporada. Não teve qqr ligação com a história que realmente passou na TV.

      Eliminar
  4. Um pormenor que me esqueci de pôr no post. Na ficha técnica aparece o nome de Emilio Rivera mas ele depois não acaba por aparecer no episódio...pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparece sim, quando os Mayans ajudam Jax a desbancar o 222, quando estes se reagrupam e perseguem os Sons - após os Mayans derrubarem a cerca com as motos, está lá ele de pé, capacete e óculos escuros.

      Eliminar
  5. Conclusão: o poder corrompe. O jax afinal não é muito diferente do clay.
    À primeira vista, Jax parecia ceder às exigências do Pope para dar Tig. Eu sei que Tig tem feito algumas coisas terríveis, ele é um dos membros mais voláteis de SAMCRO, mas como Jax o levou a seu abate acho que eu esperei sempre que houvesse algum plano em mente para virar o jogo do Pope. O pensamento de que Jax iria trair um irmão desta forma era algo que eu não queria assistir. E fiquei aliviada quando jax virou o jogo. Acho que o episódio anterior já tinha dado uma pista quando o Juice deu a arma do clay a Jax.
    Acho que esta prisão de Clay ai trazer ainda mais problemas ao clube. Mesmo Roosevelt não parecia tão feliz sobre como tudo aconteceu.
    O banco do poder deu ao jax outra visão da vida, daí Nero ter lhe dito que “You walk away, I’ll walk away”.
    Durante esta temporada mostrou sempre um jax e uma tara "desentendidos" em relação ao ficar ou sair de charming. A mim chocou-me o silêncio dele enquanto a Tara saiu algemada. Parecia que Tara, por não querer viver esta vida que ele escolheu sozinho pela família, já não interessava mais. Será?
    Foi realmente um final triste que fez lembrar o final da 4º temporada.
    Sinto que foi um final pessimista. Em vez de escolher ser uma pessoa melhor, preferiu seguir as pegadas do padrasto : Um caminho de vingança e traição.Bobby e Tara bem tentaram que ele não seguisse esse caminho.
    E agora pergunto eu: será que se Opie fosse vivo ele estaria a percorrer este caminho?

    ResponderEliminar
  6. Não consigo achar outra explicação para a mudança de Jax do que a morte do Opie. Jax daria a sua vida no lugar de Opie e não pode fazê-lo. Creio que Jax não se esqueceu daquela postura leal e de certa forma íntegra. Ele tirou o clube dos negócios das armas, tirou o RICO de cima do MC. Creio que a grande questão dessa temporada é: "Até onde você iria para buscar justiça" e tudo se apóia no velho ditado que diz "para as coisas melhorarem, precisam piorar primeiro". Como sempre na vida, resolver um problema acarreta outro, a vida é isso. Estou mais do que nunca apoiando ao Jax. Espero que o próximo VP consiga ser menos político e tenha mais atitude que o Bobby. É disso que o MC precisa pra mudar.

    ResponderEliminar
  7. JAX NÃO SE PARECE COM CLAY, ele disse aquilo mais por raiva de bobby, que armou pelas costas dele. Quando CLAY teve a astucia de JAX durante toda a serie? CLAY SEMPRE FEZ APENAS MERDA! Parem de chorar, aqui se faz aqui se paga, CLAY não pode sair impune como Bobby queria. E o que fazer no meio de uma discução TARA e levada presa, o que JAX ia fazer socar os policiais? NÃO ME VEJAM COM CHORUMELAS, JAX SE MOSTROU UM OTIMO PRESIDENTE, e o VP bobby estava satisfeito com ele ate ele armar aquilo protegendo CLAY, com tudo que clay fez. Vamos ver quem vai sentar ao lado esquerdo na proxima temporada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que deu a entender que Jax conspirou junto a Gema para denunciar Tara para q ela fosse presa e não levasse seus filhos embora....essa frieza do Jax me perturbou demais....ele que sempre a amou, protegeu....denunciar a mulher isso p mim foi demais.....perdeu-se nesse capítulo a identidade de Jax...td que ele lutou p fazer ...."O bem vence o mal"....ficou estranho, não gostei....

      Eliminar
  8. Eu acho que o Chibbs será o novo VP.

    ResponderEliminar
  9. Não outra escolha se não Chibbs VP e Happy Sgt. Não sobrou tanta gente no MC e poquissimos que Jax confia. E não acredito na morte de Clay, ele será sempre o inimigo de Jax, acho que Tara ferrará o MC pra no final voltar para Jax.

    Bruno
    Soa Brasil

    ResponderEliminar
  10. Fiquei chocada, passada, decepcionada com a frieza de Jax quando Tara foi presa....mas deu p entender bem que aquele Jax que conhecemos na primeira temporada não existe mais....realmente ele virou o vilão....espero que ele tenha uma boa explicação, estratégia para entendermos tal frieza com a prisão da Tara ele não pode ter nos enganado todo esse tempo.....
    Ansiosa para a sexta temporada.....

    ResponderEliminar
  11. nossa....faz 3 horas que assisti o último capítulo e ainda não consegui entender a frieza de Jax com a prisão de Tara e está na cara que ele compartilhou com a Gema dessa decisão...pqp que ódio que eu fiquei dele.....

    ResponderEliminar
  12. Estou tão decepcionada com o Jax nesse final da season 5 que eu gostaria que para 6 temporada a Tara conhecesse um advogado gostoso tipo Colin Farrel, durão, machão que se apaixonasse por ela e a defendesse...Jax ficaria com tanto ciúme que só assim reconheceria a maldade que fez com ela....

    ResponderEliminar
  13. não fica com raiva dele não ele fez tudo isso por amor...lembra na outra temporada que ele fez de tudo para Tara ir embora, desta forma ele estaria protegendo-a...então acredito que essa é sua intenção...protegê-la dele mesmo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É acho que vc tem razão, rsrs....mas que foi difícil foi esse último capítulo...rs

      Eliminar
  14. Falando desta temporado,fiquei um pouco desapontado com a morte do Opie... Foi o elemento que mais sofreu na série (Perdeu a mulher,o pai, um suposto filho que a Layla abortou e por fim...a própria vida!)Ele que sempre foi um gajo calmo e leal,nao merecia tal destino.Mas assim se passou...
    A entrada do "macho latino" Nero tambem foi uma mais valia...Parece que vamos ter mais um gang a colaborar com o MC.
    Não podia deixar de falar do Otto...grande personagem...Na prisao ele faz e acontece, cá fora os Sons lidam com os problemas... A seguir ao Opie é outro sacrificado que da tudo pelo Clube...No entanto,não precisava de cortar a lingua...
    Quanto ao maluco do Tiggy...Teve a vingança da morte da filha (que por acaso era qualquer coisa... :-D). Espero que venha a ser mais maluco ainda...
    Espero que a proxima temporada seja tao boa ou melhor como as temporadas passsadas...

    ResponderEliminar
  15. É a primeira vez que visito este blog e, como tal, parabéns pelos textos e analises sobre uma série que vai ganhando mais e mais relevo no panorama da televisão norte-americana. Na minha opinião o melhor final acontece na pior temporada, a 3ª. A 2º temporada foi a que preferi. Um personagem que achei interessantíssimo e incrivelmente subvalorizado foi o Lincoln Potter, achei que tinha uma filosofia realmente interessante. O único defeito que encontro na série é não dedicar mais tempo a aprofundar (como deve ser) personagens que nós só achamos interessantes pelo forte carisma dos seus actores (Tig, Chibbs e Bobby). Em relação ao final da 5º temporada, não só Gemma é uma personagem absolutamente extraordinária e com um conteúdo soberbo, cheia de esquemas e malicias como o próprio Jax não se deixa cair no estereotipo de "puro heroi". Acho que Jax é um personagem que alia a fervorosidade á inteligência. Ele sabe como jogar e esperar pelo momento certo, cada vez menos se deixa levar pelo impulso e talvez aí o Pope tenha tido um papel importante e a morte do Opie lhe abrisse os olhos a calcular como o mundo dos negócios funciona e se esquematiza. Quanto a Tara, não lhe dou grande importância, é uma personagem que pessoalmente acho vazia e sem interesse e não têm nada que a Gemma não supere em bruto, apenas vencendo na idílica visão do bem contra o mal. Ainda que é complicado classificar a Gemma como uma má da fita quando a série foca um grupo de foras da lei e ela trabalha para a sobrevivência dos mesmos implicando o conflito contra os simpáticos, os bons e os justos que se opõem a ele. Acho que tudo o que signifique o fim dos Filhos da Anarquia é uma ameaça ao propósito original da série. Considero a Tara esse elemento. Agora, compreendo que a série queira aliar o clube com o senso de justiça, ainda que esse seja um paradigma que caminha num fio realmente fino.

    Parabens pelo blog e esperamos pela próxima season.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordei muito com seu comentário. Só não tanto quanto à Tara, pois eu a acho uma personagem forte, mas que pensei que mudaria demais nesta 5a temporada (devido à cena final da 4a). Me decepcionei por não ter visto tanta mudança nela, embora ainda espere que um dia ela consiga de verdade se aliar ao clube. Mas o clube, a série, sempre vai precisar de um conflito interno, quanto aos membros, e um conflito interno quanto à família dos próprios (que também faz parte do clube como um todo). E a Tara está aí. Para vetar, para contestar, pra não "passar a mão na cabeça" do clube, do Jax. E como o Jax é o protagonista da série, é claro que o conflito familiar envolveria justamente ele. Como disse, Tara. O clube, a série, precisa de um oposto, de alguém que vá contra. Mesmo que muitas vezes nos dê raiva, eu entendo que é preciso pra própria história da série. Então vejo a Tara como um personagem super importante. E quanto à reação de Jax à prisão dela, nossa. Decepção. Agora vemos o quão Jax está frio.

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. O próximo vp vai ser um destes três Tig, Juicy, ou Chibbis

    ResponderEliminar
  18. Foi Muito F... Esta temporada, pensei que o Jax ia continua babando o Ovo do Mrs Pope, Opie is dead? Puts, chorei no Velório do Opie.... Muito Foda eu sou fã dele desde os Duelos de Titãs... Clay, se comparar o Clay com o Akainu do One Piece, eu odiei ele até o final, mais puts me deu o maior dó vendo o Juice e a Gemma o traindo, tipo que realmente ele mesmo depois de todas as merdas ele ainda tentou salvar o Jax do Galindo, o VP Bobby fez uma lambança e o que o Otto fez, acho que ninguém provavia sua lealdade assim, juice testado e não aguentou, o Otto passou e passa uns bocados na cadeia, ele é muito leal.. Puts mais uma temporada, SOA faz parte do meu dia a dia, sonho com SOA

    ResponderEliminar
  19. Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.
    frases de amistad
    frases de cancioneses

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs