Cultura Biker - A estrutura



As culturas bikers sempre me fascinaram. Aquilo que está lá mas não está à vista de todos. Talvez seja por isso que gosto tanto dos SOA. Sei bem que é ficção. Como seria lógico perceber pela trama. Mas é uma série que se tenta aproximar da vida biker, como se prova com a constante participação de Sonny Barger na série.( Sonny retratou um dos "primeiros nove", membros fundadores do SOA, chamado Lenny Janowitz "Lenny a Pimp").

Este artigo (para além de  manter o blog activo) é apenas um resumo daquilo que “estudei” e fui sabendo destes grupos MC e que o grupo MC da série também explora. Gosto de estar a ver a série e reparar nestes detalhes que não foram deixados para trás, mesmo sendo um enredo ficcional.

 Os membros activos de um MC (membership compromise) são chamados de full colors.

No topo das costas do colete está o nome do clube, e no fundo é a localização (país). No caso do SOA está a cidade.  O centro é o símbolo do clube, e o quadrado pequeno é o MC (Motorcycle Club). Alguns clubes têm o copyright do nome e logótipo.



Quando alguém quer fazer parte do grupo começa por ser trazido ao clube house por um dos elementos como convidado, depois se encaixa e não há objecções passa a "prospect". Os "prospects" que se queiram juntar passam por uma fase de avaliação, que no mínimo serão 2 anos, um ano que só têm direito em usar o pais e depois vão ganhando direito ao tripartido durante esse tempo de "estágio".Há elementos que cumprem os anos de prospects e no final não chegam a ser admitidos.
Este tipo de grupo não se considera "secreto" nem "maçónico" mas  mantém as questões do clube dentro do clube. Ou seja, não falam nada do clube com não membros. 



Há um presidente eleito. Há um vice presidente cuja única finalidade é apenas substituir o presidente na ausência deste, um tesoureiro, um road captain que é o responsável pelo grupo na estrada, se ele se engana no mapa o grupo vai todo atrás dele. Na estrada o road captain vai à frente , o presidente a seguir, depois os "full colors" por ordem de antiguidade, atrás os prospects e a fechar a coluna, o sargent at arms. O sargent at arms é o responsável pela segurança dentro do grupo e pela segurança do grupo em geral. Se há um problema entre dois membros ele resolve-o. Consideram-se uma irmandade e tratam-se como "irmãos". 



Curiosamente na série este alinhamento nem sempre é cumprido. Vimos sempre primeiro o Presidente, o road captain e depois o resto do alinhamento.

Na estrada andam em formação, não há ultrapassagens, mas também não há razão para ultrapassar. Se um membro falta, o seu lugar é preenchido, mas quando volta, o lugar está lá à sua espera.



Outra grande característica destes grupos é o símbolo 1%. O significado de 1% está muito bem descrito no livro do Hunter S. Thompson. Nos anos 60 os media publicaram um artigo em que a A.M.A. (associação americana dos motociclistas, o equivalente à  federação nacional de motociclismo) referia aproximadamente 1% dos utilizadores de mota como sendo indivíduos que davam uma má imagem (delinquência envolvidos em crimes e droga) dos restantes motociclistas. Assim os media rotularam as pessoas que assumiam determinadas características:  Harleys, cabelo comprido, tatuagens, etc. como “1% er”. este símbolo é muito importante no seio destes grupos e é levado extremamente a sério. Nenhum motociclista que não seja reconhecido como sendo um membro 1% jamais o poderá usar no colete. 

E é neste sentido que entendo a razão principal de nenhum membro da série SOA tenha no seu colete o símbolo. Por desconhecimento do autor da série está fora de questão por isso, presumo que seja por respeito ao que o próprio símbolo representa. Série de ficção que coincide com algumas realidades mas não tanto. 

8 comentários:

  1. Que interessante. Eu sempre comentei sobre os significados nos coletes com meu marido, mas nunca fui pesquisar.
    Tem alguns que constam na foto que não foram explicados, por exemplo: live to ride, man of mayhen, ass kicker...
    Podia fazer uma lista com todos os significados.
    Só sugestão, para curiosos, como eu. :)

    ResponderEliminar
  2. Alguns patches não tem significado "subliminar" como o Live to Ride, que significa apenas "vivo pra pilotar(andar de moto).
    Outros tem significado universal ou específico de cada clube.
    exemplo: Man of Mayhen significa que o membro ja matou e vai matar a seviço do clube.
    O Unholy Ones ou FFF como alguns clubes usam, ou até o 666 que significa Filthy few forever, é o cara dos "trabalhos sujos" Carrasco, etc...

    No Seriado, o Redwood Original, é simplesmente o nome dado aos integrantes do Chapter Original, ou o 1º chapter, mother chapter.

    são varios os significados.
    vlw abraço.

    ResponderEliminar
  3. Legal esse post, mas a serie não é uma "ficção" pura. Existem MCs semelhantes ao SOA, inclusive um MC chamado Sons Of Silence que é 1%, assim como os Abutres(Brasil), e também o Hell Angel(EUA).

    ResponderEliminar
  4. Adoro este site. Parabéns pela qualidade, mantenha-o assim. Do sul do Brasil, abraços.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Informação muito útil. Abraço de Portugal

    ResponderEliminar
  6. Muito legal o post, parabéns ao autor. =)

    ResponderEliminar
  7. eu faço parte dos Bodes do Asfalto que, sim , é vinculado a Sociedade Maçonica e sim, age conforme os ensinamentos da Ordem e está em todo o Brasil com facções pelo mundo , Europa , America Latina países limítrofes..segue o mesma regra para o seu colete..muito bom o site..abraços Fraternais do Sul do Brasil

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs