SOA S06E13: Ciclo fechado

E assim encerra o sexto capítulo desta brilhante saga chamada Sons Of Anarchy.

Não sei como foi convosco mas passei os últimos trinta minutos do episódio sem saber como seria a cena seguinte e isso só pode ser bom sinal quando estamos a falar do episódio final de uma temporada que, diz-se, terá sido a penúltima.

Não sabia se a Tara seria apanhada, não sabia se seriam os Sons ou a polícia, não sabia o que faria Jax quando a apanhasse, não sabia se Jax, quando se estavam a beijar, lhe ía apertar o pescoço, não estava nada à espera daquele acordo Jax/Tara/Procuradora, não sabia se Jax não ía fazer mais um dos seus truques, não sabia o que ía acontecer com Juice, se ele se ía suicidar e assumir as culpas das mortes...cada cena levantava-me dúvidas sobre como seria a sua conclusão. Foi brutal. Não me lembro de estar tão tenso, sempre à espera de algo estrondoso, a ver um episódio. A única coisa que "adivinhei" foi a acção de Gemma depois de saber da história da forma como soube e a partir do momento em que engana Unser e sai de casa que o fim só podia ser aquele. Agora com garfo do perú? WOW! 

Foi um episódio esmagador. Não teve doses enormes de acção nem a rapidez/violência de outros mas foi muito intenso. Como disse no episódio passado, este regresso dos Mayans serviu para criar a ponte para a próxima temporada. A inclusão de Nero nessa trama pareceu-me um pouco forçada, fácil demais. Ok, Jax mentiu mas Nero não é anjinho nenhum e já deve ter feito igual na sua longa vida no submundo do crime. Este voltar costas foi, para mim, fácil demais principalmente quando há negócios legítimos e lucrativos pelo meio. A resposta dos Mayans aos Niners também me pareceu um passo maior que a perna porque sempre nos foi dito que Pope e agora Marks eram de outra liga, bem superior. Concerteza que Marks não vai deixar passar esta ofensa e vai retaliar. Haverá muito sangue na próxima temporada que parece ir de encontro às raízes da série, o conflito entre MC's e outros gangues rivais. O fechar de um ciclo, regressando ao ponto de partida.

Que mais podia acontecer a Jax? Perde o pai de forma trágica, o padrasto fez tudo o que sabemos e acabou morto às suas mãos, perdeu o melhor amigo cujas feridas ainda não sararam e agora a mulher da sua vida, a mãe dos seus filhos, morta nos seus braços. E nem sonha que foi a sua mãe a autora. Que repercussões tudo isto terá em Jax e na forma como vai levar SAMCRO para o futuro que tanto lutou ter? 

Não estava à espera deste final brutal. A morte de Tara era esperada em certos momentos da série mas desta forma não estava à espera. Foi chocante e terá consequências brutais. Prevejo, algures na próxima temporada, que Gemma diga adeus pelas mãos de Jax. Espero que não se perca muito tempo com a Jax como suspeito: a sua arma não foi disparada, as balas não correspondem àquela arma, não tem resíduos de pólvora, não vale a pena perdermos tempo aqui, ok Sutter?

Juice não tem espaço de manobra. A traição a Jax, agora de cabeça perdida, não lhe deve dar muito tempo. Não pode dizer nada sobre Tara porque ía acusar Gemma. Não terá uma temporada fácil.

Foi uma caminhada espectacular. Uma temporada muito boa de Sons Of Anarchy onde tivemos uma fluidez de acção muito boa, as tramas não enrolaram demasiado tempo. Chegamos a esta fase e tudo pode acontecer na próxima temporada. Que mais podemos pedir?

SAMCRO RULES!!!!

9 comentários:

  1. a culpa da morte deve cair sobre os chineses,e nero fazer uma manobra contra eles por causa de gemma,e os mayans serem instintos pelos 9

    ResponderEliminar
  2. Realmente este episodio é um daqueles que nunca sabemos o que encontrar ao virar da esquina...nunca imaginei um desfecho destes...confesso que cheguei a pensar que a série tinha pouco para continuar uma nova, visto que Jax tinha tudo praticamente resolvido para colocar o Clube no caminho certo, mas com um final destes.....Juice mostrou mais uma vez que quer mesmo fazer parte daquilo em que acredita....mas no fundo é realmente uma caixa de surpresas que por vezes são boas e outras más.....agora só falta chegar a próxima serie para que possamos ver paz nesta gente que nos faz agarrar o ecrã com unhas e dentes...

    ResponderEliminar
  3. muito revoltada com esse ultimo capitulo esperava um final lindo pra Tara e Jax oooo autor fdp mais adora a série vou assistir pra ver como vai acabar quero um final bem trágico pra essa fdp da Gemma.

    ResponderEliminar
  4. eu tenho uma opinião um pocuo doferente da vossa, fiquei um pouco desiludida com esta temporada e com este episodio. mas um dia destes faço eu a minha crónica sobre esta temporada.
    Eu esperava que o Jax percebesse as razões de Tara e fizessem as pazes... é o tal lado bom do rapaz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jax percebeu, fez as pazes mas depois apareceu Gemma...

      Eliminar
  5. É uma série sobre assassinos. Não tem como acabar de outra maneira, senão com violencia e sangue. Desde o inicio da sério Sutter introduziu o guetto das gangues dos anos 70 formadas por ex combatentes americanos. Que após a guerra do vietnã não tinham nada neste mundinho que chegasse perto do que sentiram em combate. O clube, as armas, negócios foram uma maneira de deixar a cabeça ocupada pelos anos que viveram. Seguindo a série, como se acompanhassemos isto, não é possivel imaginar que Jax tivesse um fim, digamos, glorioso. Nosso "herói" é um assassino. E embora eu seja muito fã da série, não consigo e realmente espero que não tenha um final "feliz", no sentido de abre-se as portas e as rosas caem cobrindo um passado vermelho. O último episódio mostrou na minha visão dois pontos distintos de vista deste submundo, seus pontos de vista e suas conclusões. A visão de Tara e a de Gemma.
    A série amadureceu a um tipo de drama muito superior ao que vemos por ai.
    Pessoal ta de parabéns...

    ResponderEliminar
  6. Brutal é mesmo a palavra certa! A temporada 7 vai ser ainda mais vrutal de certeza!

    Apesar de o JAx esta temporada se ter tornado assim numa pessoa mais "ruthless" nunca pensei que ele magoasse a Tara, e acho que a conversa com a procuradora tocou-lhe no nervo e o fez lembrar-se de muitas coisas. Nomeadamente daquela cena em que ele matou a mãe da Venus. Acho que no fim ele compreendeu as razões da Tara. Eu adoro a Tara, com o Jax é das minhas personagens favoritas acho que ela era um ponto de equilíbrio na vida dele. Mas sim, a morte dela era inevitável. Sinceramente achei que fosse só acontecer na temporada 7 e preferia que tivesse sido de outra forma! Este episódio foi a gota de água com a Gemma, agora já n consigo sentir nenhuma simpatia por ela. Até a Katey Sagale stava na esperança que o Kurt mudasse a cena.

    No outro dia li uma frase que acho que vai marcar o tom da próxima temporada: Opie's death changed him, Tara's death destroyed him. E acho sinceramente que vai ser assim!
    Nem consigo imaginar o que vem daí, mas o Kurt de certeza que vai escrever um final épico e nós ainda nem sabemos o que vem daí!

    Fiquei feliz por ao menos, Jax e Tara ficarem bem antes de ela ser morta. Aquela cena dele a entrar em casa e chamar "babe?" a sorrir, mesmo sabendo que ia preso, ele está contente porque as coisas estavam novamente bem com ela. E a cena de ele a encontrar na cozinha e pegar nela foi completamente improvisado pelo Charlie Hunnam!

    Todos os actores estão de parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vocês que me desculpem...mas será que só eu percebi mal??? quais foram as últimas palavras do Jax para a falecida Tara? "i'me sorry...i'me sorry" será que não entenderam q foi assim q foi planeado??

      Eliminar
    2. O "i'm sorry" foi por Jax sentir culpa por ter trazido Tara para os problemas do MC. Jax sente que Tara morreu por retaliação das suas acções.

      Eliminar

mensagem dos fãs