SOA S07E11: O peso da verdade

Que episódio fabuloso. Sem dúvida, um dos melhores de sempre da série.

Finalmente aconteceu o que todos esperavam: Jax descobriu a verdade sobre a morte de Tara. Era impossível ficar indiferente à declaração do filho e, obviamente, Jax tinha que tirar tudo a limpo. O que se passou a partir daí foi uma série de acontecimentos que levaran a que a verdade viesse ao de cima. Pelo meio tivemos momentos fabulosos e interpretações dignas de Emmys.

Quando Wendy conta a Jax que ela e Gemma estavam a ajudar Juice, o presidente de SAMCRO junta as pontas soltas e percebe que é Juice que lhe pode contar a verdade sobre Tara e rapidamente procura encontrar-se com Juice na cadeia. Esse momento é soberbo com dois durões a chorarem que nem bebés. E o soberbo de tudo é que fez sentido, foi verosímel. Juice destroçado por todas as mortes que a mentira que ajudou a manter provocou e Jax chocado com o que ouvia. cada palavra de Juice era uma facada no coração de Jax. A sua própria mãe era a assassina. Posto este momento só havia um caminho para Jax que era encontrar a sua mãe e, ao perceber que esta estava fugida rapidamente tem a confirmação que mais temia. Entra em contacto com Nero à procura da mãe e este, ao pé de Gemma, pede explicações a Jax por tudo o que se está a passar. A expressão de Nero a ouvir Jax, a pose de Gemma a ouvir o amante a ter conhecimento do seu acto foi mais uma cena memorável de Sons Of Anarchy. A expressão de Jimmy Smiiths devia valer um Emmy de tão perfeita que foi. Sentiu-se a dor e a desilusão de Nero. Que privilégio para todos nós assistir a uma cena destas.

Com a verdade confirmada cabe a Jax contar tudo ao clube e assumir que tudo o que aconteceu foi na base de uma mentira e assumiu, pessoalmente, os erros tomados. A cara de Chibbs e Tiggs foram brutais em mais um momento de profundo choque que os actores tão bem conseguiram fazer passar. O episódio termina com um terceiro momento de excelência com Jax e Nero a conversarem, sozinhos, sobre o acto da pessoa que amam. Ver Jax destroçado, a chorar, nos braços de Nero foi uma imagem brutal mas, repito, perfeitamente lógica e verosímel. Tudo fez sentido, todas as peças encaixaram bem.

Pelo meio tivemos a confirmação que não foi Jury o chibo mas sim Barosky que irá enfrentar a furia dos Sons e dos Mayans.

E agora faltam apenas dois episódios onde teremos o julgamento de Jax pela morte de Jury e, obviamente, o confronto de Jax com Gemma. Como tudo se passará não sei. Serão dois episódios dramáticos.

3 comentários:

  1. Embora concorde contigo pessoalmente preferia que esta verdade tivesse sido revelada de uma forma mais apocalíptica! Mas sim foi tudo muito realista.
    Gostei da parte em que Jax no final da conversa com Juice diz que "vou fazer com que seja rápido" dando a certeza que Juice morrerá.

    ResponderEliminar
  2. Acho que tudo foi feito da maneira "deep shit" do MC.... com historias mto mais profundas ressurgindo acredito em um final com Jax fora do SoA o que acho mto triste.
    Desolado com o fim de SoA e ansioso pelo proximo ep dia 02-12
    Men of Mayhem

    ResponderEliminar
  3. e as relações de Tig e Chibs devem tornar se publicas

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs