SOA S04E14: Final!

Com o final de Sons Of Anarchy resta-nos esperar uns nove meses para que a 5ª temporada comece para termos a continuidade da história.

E o que dizer deste season finale? Começando por aquilo que não gostei e que foram os minutos finais, não gostei da Tara "interromper" uma reunião do clube na Church e ficar ali abraçada ao novo Presidente. Não me parece que seja uma atitude que seja permitida pelas regras do clube uma old lady entrar naquele espaço sagrado onde só as altas patentes do MC têm acesso. Não gostei. De resto, tivemos um episódio sensacional. Claro que todos nós temos ideias próprias para o desenrolar dos acontecimentos e até podemos não concordar com o que nos foi mostrado mas, no episódio passado, tinha ficado com muitas dúvidas sobre o facto de Romeo ter mentido a Jax sobre o que Otto tinha dito a Potter, a manutenção do encontro com os irlandeses não fazia qualquer sentido e com tudo o que aconteceu como é que Clay se iria safar da sentença de morte que tinha sobre si? Pois bem, de uma forma completamente inesperada, Sutter resolve tudo, até a permanência de Jax em Charming, de forma brilhante. Afinal Romeo é da CIA, está infiltrado no Cartel Calindo para controlar o tráfico no México, e precisa que o acordo com os irlandeses vá para a frente e como estes só negoceiam com Clay, Jax é confrontado com o facto de ter que deixar Clay viver senão os Sons Of Anarchy serão destruídos. A escolha de Jax é óbvia, deixar o clube é uma coisa, matar o clube é outra. Destitui Clay da Presidência e assume-se como o novo líder do MC. Quer Oppie a seu lado mas este não está convencido e à hora da reunião na Church ainda não tinha aparecido. Foi tão inesperado para mim que nem sequer equacionei cenários alternativos e, sobretudo, atou de forma impecável todas as pontas soltas (bem melhor que aquele acordo com a ATF no final da temporada passada).

Um pormenor que me deixou um aperto no peito foi ver como o clube está fragilizado: ver a mesa de reuniões com tantos lugares vagos. Comparar com o início, quando Sons era um MC poderoso, com o clube sempre cheio de vida e a sala de reuniões sempre à pinha...

As questões para a quinta temporada estão lançadas: Irá Clay aceitar a nova condição sem luta? Que MC teremos? Qual o papel de Oppie? O que farão com Otto? Potter voltará? Uma coisa já sabemos, teremos um novo gangue na história procurando vingança pela morte da filha do líder devido à tentíva de vingança de Tiggy.

Ao contrário da terceira temporada, esta quarta que agora acabou foi lógica, teve uma qualidade fantástica em praticamente todos os episódios onde a trama e os acontecimentos fluíram de forma coerente. A história à volta de Juice terá sido a mais fraca de todas mas não belisca minimamente a qualidade geral. Se a quinta temporada manter o ritmo acredito que Sutter tenha as sete temporadas que pretende.

17 comentários:

  1. Pedro, apesar de nunca ter comentado nenhum post já acompanho o blog a tempos! Sou biker, e fã de SOA.. Sou meio desligado e teve uma coisa que não entendi, quando o Jax tira o Tiggy do lado direito e coloca o Chibs e fala "você lá", esteve lá onde? na guerra? E, achei muito fraco o desenrolar do Juice, traiu o clube e continua ocupando um lugar na cadeira. E outra, o Romeo sabia do Otto e não do Juice? Mas de qualquer forma, toda a estória se desenrolou perfeitamente, e vou aguardar anciosamente pelo início da próxima temporada e torcer para que tenham várias e várias outras!

    ResponderEliminar
  2. O MC não sabe que Juice o traíu daí ser recebido como habitualmente. Para Jax e restantes membros Juice apenas teve problemas pessoais que já os resolveu. Romeo sabia de tudo, de Otto e Juice, por isso é que disse a Jax que nada tinha sido dito, pq Romeo é da CIA e precisa que o negócio com os irlandeses vá avante. Não fazia sentido ele arriscar o encontro mas sendo da CIA sabia que não havia problemas.

    Essa questão do Tiggy tb não a percebi muito bem até pq não sei se Jax disse "you were there" para Tiggy ou para Chibbs. No inicio pensei que Jax queria o lugar para Oppie mas quando Chibbs se senta lá fiquei confuso. Revendo a cena, Jax diz "no" para Tiggy mas depois olha para Chibbs quando diz "you were there"...fiquei confuso.

    Uma coisa que me esqueci de referir no post: brutal toda a sequência que é acompanhada com a versão de House Of Rising Sun...WOW. E todas as expressões faciais de Jax transmitiam toda a raiva que lhe ía na alma!!!!

    ResponderEliminar
  3. A questão da Tara ter entrado, acho que foi pra mostrar que apesar das mulheres não serem reais membros do MC, elas são tão importantes quanto os membros, além da Gemma ter feito isso anos antes com John como mostra a foto. E eu acho que a história do Juice ainda não acabou, terá mais. Achei sensacional o fato dos caras do Cartel serem da CIA, foi muito coerente, porque eles sempre sabiam de tudo e mesmo assim ninguém esperava isso. Excelente temporada da melhor série da atualidade pra mim. Parabéns pelo blog, eu sempre entro aqui para pegar os torrents dos episódios e ler os posts, mostrando que vocês também tem prestígio aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Outra coisa, pelo que eu entendo do MC quem senta à direita do president é o Sgt at Arms, à esquerda é o VP e a esquerda do VP é o secretary/treasurer.

    ResponderEliminar
  5. O Chibs então passou a ser o Sgt at Arms?
    O que não compreendi, como disse no primeiro post, foi o porque de Romeo contar para o Jax sobre o Otto e deixar passar o Juice. Já que eles querem manter o relacionamento com o MC acho que seria prudente avisar sobre ratos!

    ResponderEliminar
  6. Pedro, o que se passa na reunião é que o Jax diz ao Tig: "No."

    E ao Chibs diz: "You're there." e não "You were there."

    Este "You're there." é como que a dizer que ao Chibs: Comigo a President tu estás aqui.

    Uma dúvida que tenho é o que significa a cadeira à direita. Não acho que seja Sgt. at Arms até porque o Kozik também o era.

    Eu vejo mais como um braço direito do President. Alguém em quem se tem uma confiança inabalável.


    Em relação ao episódio, não foi o que estava à espera, ainda assim achei bastante bem conseguido e deixa muito em aberto para a 5ª temporada.


    Este é o meu primeiro comentário, mas já sigo o blog há algum tempo. Um grande trabalho que esta equipa faz aqui. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  7. kozik era sgt at arms, de takoma e não red wood originals

    ResponderEliminar
  8. chibs é o sgt de jax que tambem quer opie ao seu lado esquerdo como vp.

    ResponderEliminar
  9. É obvio que o Tigg ainda tem uma ligação muito forte ao Clay, logo... Jax tinha de cortar isso pela raiz e destituir Tigg do cargo (até porque...ele próprio o tinha feito quando entregou o patch ao Clay quando soube da cena com a Gemma). Ainda assim, Tigg vai ser sempre fiel ao Clay, dai Chibbs ter subido na hierarquia.

    Quando a Tara entrou, pensei mesmo que era o Opie.. mas mais uma vez Sutter surpreendeu-me.

    PS: Potter Rula!

    ResponderEliminar
  10. Pedro,

    Seu blog é muito bom, e eu tenho visitado ele sempre e acompanhado a série atraves de seus links.

    Sobre o último episódio, apesar de concordar com tudo que você já escreveu (da qualidade das viradas e soluções e da entrada estranha de Tara na Capela) Temo que com a imagem de Jax e Tara se transformando em John e Gemma faça de Opie o novo Clay e a série começe a se repetir com novos personagens no lugar dos antigos.

    Espero que não, mas séries que duram muito tempo acabam por escorregar e se perder, epsro que esse não seja o fututo dos Sons.

    ResponderEliminar
  11. Foi um grande episódio. Com aquele twist logo aos 5 min a surpreender todos.
    Muito bons os brindes: House Of Rising Sun adaptado a Charming e o Juice a ver The Shield.

    E aquele final...

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito desta season finale. Bem longe do que eu podia, mas também é por isso que gosto tanto desta série, está sempre a trocar-me as voltas ;) E sim, a House of the Rising Sun foi a cereja no topo do bolo.
    Só uma coisa, e estou com o Pedro ali acima, não gostei da cena da Tara na Church. Tudo bem que revela a importância das mulheres no MC, mas estas têm de ter o bom senso e timing para dizer o que querem. Ela bem que podia ter guardado para falar com o Jax mais tarde. Mas vá...
    Ficam em aberto muitas coisas. Uma delas é a do Opie. Esperava mesmo que ele fosse aparecer. É bem possível, no início da 5ª temporada ele apareça. Um bocadinho atrasado, mas a reunião não chegou efetivamente a começar. Ou então, ainda vai dar um graaannnnde pano para mangas. Mas temos quase um ano para pensar melhor nisso, lol.
    Achei excelente a cena do Chibs passar a Sgt. Alguém teria de ocupar esse lugar, e ele parece-me a pessoa certa.
    Ah! Uma menção honrosa para o Potter! Esteve tão bem a lixar o projeto do Hale ;) E também lá deu o jeitinho à confusão do Juice. Fiquei satisfeita que ele se tivesse safado, mas foi agri-doce, porque não se apagam as asneiras que fez...
    O que acontece ao blog durante este período entre temporadas? Espero que se mantenha aceso, vou precisar vir aqui de vez em quando desabafar os efeitos de privação da série, lol.

    ResponderEliminar
  13. Joana, sim faltou timming para Tara.

    A reunião acabou no momento do martelo. 20:03h como informado por Chibs já que a mesma teve início às 20:00h quando Jax entra e assume a cadeira.

    Seus cometários são bem ponderados e antenados para alguém que não pertence a um MC.

    ResponderEliminar
  14. preferi o final da season 3. mais emoção.
    foi um final fraco para mim, tudo o que aconteceu era obvio, até o facto de romeo ser da CIA.
    sobre a tara a entrar na sala... deve ter sido a unica coisa inesperada deste episodio.
    estive o tempo todo a olhar pro tempo do episodio e eu a ver o tempo a passar e sem nada a acontecer. não houve velocidade nem conclusões de capitulos como tem havido sempre.
    Sutter encostou-se à liberdade de poder fazer as 7 temporadas e deixou este episodio virar uma mega continuação de 9 meses.
    honestamente esperar 9 meses para ver mais 13 episodios é muito mau. ainda estou-me a habituar a historia de novo, já tá ela a acabar. já para não falar das alterações que as personagens vão ter (jax com alzeimer, ope careca e magro, juice barbudo...). e a historia? daqui a 9 meses na vida real, dentro da historia só vai passar um dia?
    espero que o intrevalo n seja de 9 meses mesmo, se não nc hei de ver esta série até ao fim, apesar de gostar imenso dela, há de chegar a um ponto que vou estar tao afectado pela crise que nem dinheiro pra internet ou televisão vou ter..

    ResponderEliminar
  15. O lugar do Chibs é SA (Sargent of Army).

    A trama que se vai dar agora com os Niners, parece-me um pouco exagerada.

    Qual o papel para a "nova" Gemma na próxima série?

    Quanto ao Oppie, acho que será sempre o fiel amigo de Jax... acho que nenhum deles sofre de Ganância.

    Queria o Bobby fora da prisão, porque sempre foi dos que apoiou o Jax... e o que será de Unser!?

    A 5º série, certamente trará novos enredos... e muito boa história.

    ResponderEliminar
  16. Eu gostei deste final e não achei assim tão previsível. Mas já estava à espera que Tara entrasse na sala e dissesse que ficava com ele. Uma old lady como a Tara fica sempre com o seu homem qualquer que seja a sua decisão. Se não, não era a old lady escolhida por ele.
    Não é Sargent of army mas "sargent at arms".

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs