SOA S07E13: O Adeus Final

E chegou o momento do adeus, o derradeiro adeus.

Já vi muitas séries, muitas adorei mas foram poucas que me deixaram uma sensação de vazio quando terminaram. Lembro-me de Lost, de House, de Verónica Mars, de Fringe e agora de Sons Of Anarchy. Se Lost e Fringe tinham um arco narrativo que necessitava de um desfecho as outras eram aventuras de personagens que podiam, perfeitamente, continuar que eu estaria sempre feliz à espera de um novo episódio. Sons Of Anarchy não é a melhor série de sempre mas é uma das séries que mais prazer me deu ver ao longo destes anos todos. Estava sempre expectante pelo novo episódio e queria vê-lo o mais rápido possível. E agora chegou ao fim.

Sons Of Anarchy acabou e acabou bem e por acabar bem digo que teve um final conclusivo, que fecha os arcos e a história principal, que nos deixa satisfeitos não com o fim propriamente dito mas com o fim da série, sabemos o que aconteceu e o futuro provável dos nossos "herois" e isso, pelo menos para mim, é reconfortante. Temos muitas séries que acabam deixando muitas questões por responder, muitos personagens indefinidos em relação ao seu futuro, etc. Sons, felizmente, fecha bem essa porta.

Sobre o final propriamente dito: Não era o final que pretendia, admito que queria um final feliz, mas foi o final esperado e lógico dado o rumo dos últimos acontecimentos na vida de Jax e de SAMCRO. Havia a questão da punição de Jax pela morte de Jury e a dúvida que o episódio manteve em aberto foi saber se Jax realmente morria por isso ou se teríamos algum volte face mas com as acções de Jax, falando com a procuradora e assassinando os rivais à vista de todos facilmente se percebeu que Jax não teria o tal final feliz desejado por mim. A despedida dos filhos, de Wendy e Nero foi um momento emotivo e que se percebeu que ou Jax ía fugir ou ía morrer. O que teria combinado com Chibbs no terraço? Era a dúvida que persistia e rapidamente foi revelada com o voto de Mayhem dado pelos elementos de SAMCRO. Mas um pequeno volte face, pouco lógico existindo apenas para o suspense do espectador, faz com que não seja o MC a matar Jax mas sim a permitir que ele se entregue ao Mr.Reaper por sua livre vontade. Jax desabafa junto ao local onde o pai morreu e parte para a última viagem, montado na Harley de JT, entregando-se de braços abertos à morte indo de encontro, para quem acreditar, do seu grande amigo Oppie e eterno amor Tara. 

Antes disso Jax consegue arrumar os negócios dos gangues de Charming, entrega a presidência do MC a Chibbs, que bem merece, mata os inimigos ainda vivos, confessa a verdade sobre Tara a quem de direito. Tudo em prol do seu MC como sempre desejou. E depois partiu.

Acaba assim Sons Of Anarchy ao fim de uma jornada de sete temporadas. Com altos e baixos, com algumas confusões narrativas evitáveis mas, no fim, fica um saldo francamente positivo, de uma série diferente, que aborda um mundo tão perigoso como cativante. É difícil dizer adeus mas terá que ser:

Adeus Sons Of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original. Foi um verdadeiro prazer.



10 comentários:

  1. Acompanho o blog praticamente desde o início, principalmente por conta dos teus textos sobre os episódios... excelentes de ler, sentirei falta. E pra matar a saudade de SOA, recomendo ler o livro "Under and Alone" (William Queen), que também retrata muito bem a irmandade dentro dos MCs e o "prós e contras" de estar nesse meio. RIP JT.

    ResponderEliminar
  2. Excelente! A pergunta que não quer calar... E aquela moradora de rua misteriosa? Quem é afinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade...esqueci-me de referir isso: Afinal quem é a sem abrigo?

      Eliminar
    2. Podería abrir uma enquete né?

      Eliminar
    3. A sem abrigo era nada mais que um eufemismo ao Mr. reapear ( ceifeiro, morte ) ....repara bem no pormenor da capa que pertencia á sem abrigo e de como jax está nas escadas escondido pela mesmo, parecendo mesmo a imagem que todos temos da morte :)

      Eliminar
  3. Pra mim Jax foi covarde,ele pregou ao longo de 7 temporadas,que todos deviam pagar por seus erros e assumir a responsabilidade,até mesmo sua mãe sofreu essa sentença,então acho que ele devia assumir até o final...
    Sei lá eu não gostei do final..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele assumiu, se ele fosse covarde teria fugido, matou os inimigos restantes e no fim se entregou a morte. Morreu de forma semelhante ao pai.

      Eliminar
  4. Vamos todos sentir os textos do Pedro.
    É dificil não lacrimejar neste episodio.

    ResponderEliminar
  5. Que pena!!
    Adeus SANCRO, adeus SOA Portugal, adeus Pedro.
    Obrigada. Quem sabe ainda surja uma série boa como esta e nos encontramos novamente pela web.
    Ana.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Pedro sentirei saudades tanto do blog quanto de SoA.
    Quanto ao ep final achei justo, não excepcional como merecia a serie.
    Quanto a mendiga ela sim representa o Mr Reaper que sempre segiu Jax e Gemma no caminho de mortes que foi a vida deles.

    ResponderEliminar

mensagem dos fãs