Tenho procurado nos últimos meses mais informação, e a mesma tem-me sido apresentada de diversas fontes, e tenho aprendido bastante (tendo em conta que não sabia... quase nada).
BIKER é um estilo de vida que nasceu a seguir a 2ª guerra mundial quando um grupo de ex-militares do esquadrão HELLS ANGELS conseguiu licença do governo dos EUA para manter as suas harleys (até à data eram apenas veículos militares). Acabada a guerra e autorização dada estes motociclistas formaram um grupo MC (motorcycle club) que na verdade deveria ser MCC (motor cycle club). Ora este estilo de clube (MC, PACK, TRIBU, etc...) vivem pelas suas próprias regras e leis e vulgarmente são apelidados de fora da lei. Todos eles partilham de um respeito enorme pela informação que corre na sua "família" (muitos deles citam-se como uma "irmandade"), e essa informação é sagrada, fica lá dentro, não é exposta. Esta mesma razão cria um certo mistério em torno dos mesmos propositada, que pretendem obviamente uma exposição mínima e viver simplesmente o seu estilo de vida sem a intervenção de terceiros. A ética organizacional de um motoclube biker é, por si só, um código de conduta difícil de se seguir. Tal ética, denominada de “etiqueta”, define o comportamento aceitável de um integrante, considerando um amplo contexto social e dita sanções severas àqueles que violam as responsabilidades do grupo ou individuais.
O conceito chopper começou nos EUA quando alguém decidiu transformar uma harley de uma forma que por algum motivo agradou a muita gente(naquela altura só havia motas tipo harley feitas pela harley e pela indian). Chopper , quer dizer basicamente cortar e realmente é o que se faz , corta-se tudo o que não é essencial para rolar , são basicamente motas minimalistas , o que não quer dizer que sejam simplicistas. Custom ao fim ao cabo é customizar , alterar ao nosso modo , colocar de acordo com o que nós queremos.
Muitos destes bikers usam ferros (ou arrastadeira). Ferro é uma palavra usada na gíria BIKER para designar harleys. E isto porquê? Porque ao contrário das motas de pista, cross etc, as harleys são feitas maioritariamente em ferro, logo o conceito estende-se apenas às harleys, big dog (sao feitas com motor harley ou S&S dependendo do modelo), as indian e as rat (provenientes de harley, cruisers, viragos, drag stars e semelhantes). São normalmente de grandes cilindradas ,com mais de 700cc.
Vestem o famoso colete de cabedal negro onde ostentam orgulhosamente as suas "cores", o "patch" e pins do seu Clube, assim como por vezes de alguns Clubes amigos e por estes oferecidos. Os membros apresentam na parte de trás do colete o "patch" sempre partido em três partes ( cores tripartidas). Podem ainda ver-se outros símbolos à frente do colete representando cargos, nomes de membros falecidos, quilómetros feitos, anos de membro, ou outros, mas todos significando algo importante para quem o usa. (No SOA podem reparar que tem o nome do clube de um lado e do outro o lugar hierárquico que ocupam dentro do clube.) Apenas um membro "fullcolor" pode usar as "cores" do clube na sua totalidade. Os pretendentes a membros, os"prospects", na generalidade apenas lhes é permitido o uso de um terço do "patch" nunca sendo permitida a utilização das três partes até que passem membros de direito, usando apenas as partes do "patch" que os identifica como "prospects" (o prospect apresentado na série não têm o símbolo no blusão, caso não tenham reparado). Um prospect fica sensivelmente 3 anos à experiência, variando de clube para clube. E a entrada no clube é feita por convite (em alguns clubes há um período de 12 meses anterior a estes 3 anos e que é denominado por "wanna be").
O símbolo do biker é representado por 1%. Será o que os distingue dos outros motociclistas. Esse patch em forma de losango com as palavras “one percenter” ou o símbolo alfanumérico “1%” bordado no centro é geralmente colocado na lapela esquerda do colete, sobre o coração. O símbolo um porcento é formado pelas duas cores dominantes no esquema de cores do clube e é utilizado só por membros fullcolor.
A utilização do 1% teve origem dum incidente em Hollister, Califórnia, no fim-de-semana do 4 de Julho. Recebendo atenção nacional e tentando salvaguardar a imagem dos seus associados, o presidente do AMA, Associação Motociclista Americana, afirmou publicamente que apenas 1% dos motociclistas eram motivos de preocupação. Tido isto, alguns passaram a auto denominar-se 1%. Com o passar do tempo a ideia amadureceu, desenvolvendo-se este espírito dentro dos grandes clubes 1%.
A sua filosofia de vida é ir, não importa quanto tempo leva nem se vão chegar lá. "ride slow". Alguém que vive o estilo de vida biker não fica parado. O estilo de vida biker é liberdade, a liberdade da estrada, ser livre para ir a qualquer lugar. É acordar numa manhã sem saber onde vai dormir na noite seguinte. O estilo de vida biker não tem a ver com socializar, tem a ver com ser livre. “ Viver para rolar, rolar para viver” ou "Ride Hard & Live Free". Esta será o ideário desta filosofia, mas eu pergunto-me se há alguém a viver mesmo assim. Haverá, mas muito poucos. Ou não?
No segundo capítulo da série "Sons of Anarchy", o protagonista Jax Teller lê um manuscrito escrito pelo seu falecido pai, John Thomas Teller, um dos fundadores do clube. Nesse manuscrito, John T. Teller conta a história do clube e faz uma análise de porquê o clube teria "evoluido" de um clube oldschool, onde o importante era simplesmente viver para rolar, para uma organização violenta sustentada à base do tráfico de armas. Numa tradução muito livre: "Muitos de nós não éramos violentos por natureza. Nós passamos a entender que quando se leva a vida para as margens da sociedade renuncia-se à protecção que a sociedade te oferece. À margem da sociedade, as balas e o sangue ditam as leis, e se se é um homem com convicções, a violência é inevitável."
Fontes:
Fórum Motociclista
Fórum Motonline
Jacaremoto
Blog dos RoadWolves Pack
Biketothebone
Amigos
Conhecidos
BIKER é um estilo de vida que nasceu a seguir a 2ª guerra mundial quando um grupo de ex-militares do esquadrão HELLS ANGELS conseguiu licença do governo dos EUA para manter as suas harleys (até à data eram apenas veículos militares). Acabada a guerra e autorização dada estes motociclistas formaram um grupo MC (motorcycle club) que na verdade deveria ser MCC (motor cycle club). Ora este estilo de clube (MC, PACK, TRIBU, etc...) vivem pelas suas próprias regras e leis e vulgarmente são apelidados de fora da lei. Todos eles partilham de um respeito enorme pela informação que corre na sua "família" (muitos deles citam-se como uma "irmandade"), e essa informação é sagrada, fica lá dentro, não é exposta. Esta mesma razão cria um certo mistério em torno dos mesmos propositada, que pretendem obviamente uma exposição mínima e viver simplesmente o seu estilo de vida sem a intervenção de terceiros. A ética organizacional de um motoclube biker é, por si só, um código de conduta difícil de se seguir. Tal ética, denominada de “etiqueta”, define o comportamento aceitável de um integrante, considerando um amplo contexto social e dita sanções severas àqueles que violam as responsabilidades do grupo ou individuais.
O conceito chopper começou nos EUA quando alguém decidiu transformar uma harley de uma forma que por algum motivo agradou a muita gente(naquela altura só havia motas tipo harley feitas pela harley e pela indian). Chopper , quer dizer basicamente cortar e realmente é o que se faz , corta-se tudo o que não é essencial para rolar , são basicamente motas minimalistas , o que não quer dizer que sejam simplicistas. Custom ao fim ao cabo é customizar , alterar ao nosso modo , colocar de acordo com o que nós queremos.
Muitos destes bikers usam ferros (ou arrastadeira). Ferro é uma palavra usada na gíria BIKER para designar harleys. E isto porquê? Porque ao contrário das motas de pista, cross etc, as harleys são feitas maioritariamente em ferro, logo o conceito estende-se apenas às harleys, big dog (sao feitas com motor harley ou S&S dependendo do modelo), as indian e as rat (provenientes de harley, cruisers, viragos, drag stars e semelhantes). São normalmente de grandes cilindradas ,com mais de 700cc.
Vestem o famoso colete de cabedal negro onde ostentam orgulhosamente as suas "cores", o "patch" e pins do seu Clube, assim como por vezes de alguns Clubes amigos e por estes oferecidos. Os membros apresentam na parte de trás do colete o "patch" sempre partido em três partes ( cores tripartidas). Podem ainda ver-se outros símbolos à frente do colete representando cargos, nomes de membros falecidos, quilómetros feitos, anos de membro, ou outros, mas todos significando algo importante para quem o usa. (No SOA podem reparar que tem o nome do clube de um lado e do outro o lugar hierárquico que ocupam dentro do clube.) Apenas um membro "fullcolor" pode usar as "cores" do clube na sua totalidade. Os pretendentes a membros, os"prospects", na generalidade apenas lhes é permitido o uso de um terço do "patch" nunca sendo permitida a utilização das três partes até que passem membros de direito, usando apenas as partes do "patch" que os identifica como "prospects" (o prospect apresentado na série não têm o símbolo no blusão, caso não tenham reparado). Um prospect fica sensivelmente 3 anos à experiência, variando de clube para clube. E a entrada no clube é feita por convite (em alguns clubes há um período de 12 meses anterior a estes 3 anos e que é denominado por "wanna be").
O símbolo do biker é representado por 1%. Será o que os distingue dos outros motociclistas. Esse patch em forma de losango com as palavras “one percenter” ou o símbolo alfanumérico “1%” bordado no centro é geralmente colocado na lapela esquerda do colete, sobre o coração. O símbolo um porcento é formado pelas duas cores dominantes no esquema de cores do clube e é utilizado só por membros fullcolor.
A utilização do 1% teve origem dum incidente em Hollister, Califórnia, no fim-de-semana do 4 de Julho. Recebendo atenção nacional e tentando salvaguardar a imagem dos seus associados, o presidente do AMA, Associação Motociclista Americana, afirmou publicamente que apenas 1% dos motociclistas eram motivos de preocupação. Tido isto, alguns passaram a auto denominar-se 1%. Com o passar do tempo a ideia amadureceu, desenvolvendo-se este espírito dentro dos grandes clubes 1%.
A sua filosofia de vida é ir, não importa quanto tempo leva nem se vão chegar lá. "ride slow". Alguém que vive o estilo de vida biker não fica parado. O estilo de vida biker é liberdade, a liberdade da estrada, ser livre para ir a qualquer lugar. É acordar numa manhã sem saber onde vai dormir na noite seguinte. O estilo de vida biker não tem a ver com socializar, tem a ver com ser livre. “ Viver para rolar, rolar para viver” ou "Ride Hard & Live Free". Esta será o ideário desta filosofia, mas eu pergunto-me se há alguém a viver mesmo assim. Haverá, mas muito poucos. Ou não?
No segundo capítulo da série "Sons of Anarchy", o protagonista Jax Teller lê um manuscrito escrito pelo seu falecido pai, John Thomas Teller, um dos fundadores do clube. Nesse manuscrito, John T. Teller conta a história do clube e faz uma análise de porquê o clube teria "evoluido" de um clube oldschool, onde o importante era simplesmente viver para rolar, para uma organização violenta sustentada à base do tráfico de armas. Numa tradução muito livre: "Muitos de nós não éramos violentos por natureza. Nós passamos a entender que quando se leva a vida para as margens da sociedade renuncia-se à protecção que a sociedade te oferece. À margem da sociedade, as balas e o sangue ditam as leis, e se se é um homem com convicções, a violência é inevitável."
Fontes:
Fórum Motociclista
Fórum Motonline
Jacaremoto
Blog dos RoadWolves Pack
Biketothebone
Amigos
Conhecidos
nada mal para quem é leigo no assunto...
ResponderEliminarEu próprio, que não percebo nada de motas e bikers e de tudo o resto..., fiquei a saber um monte de coisas e aprendi algo com este texto.
ResponderEliminarMuito resumido, mas muito claro.
Obrigado, sweet!
Muito bom o texto.
ResponderEliminarBons amigos nos Roadwolves.